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Como o Google Analytics 4 pode ajudar a crescer o seu e-commerce?

Por: Daniella Morier

Tem mais de 24 anos de experiência em inovação digital, marketing, estratégia e otimização de resultados. Liderou projetos de consultoria para empresas como OLX, Ipiranga, CCAA, GSK, Enel, FGV, Ibmec, Osklen e Farm, entre muitos outros. Possui MBA em Marketing e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC.

O Google Analytics 4 é mais do que uma nova versão para se adaptar – representa uma verdadeira revolução na análise digital. Se o GA4 for bem configurado, você conseguirá ter um rastreamento mais preciso e uma análise do comportamento de seu usuário ao longo do tempo e em diferentes dispositivos, conseguindo ter informações diretas que ajudam a melhorar os resultados ao longo do tempo.

O GA4 pode ser muito útil para marcas de e-commerce que desejam otimizar seus investimentos em mídia e descobrir como seus usuários interagem em seu site em diferentes épocas do ano e em eventos especiais.

Aqui estão alguns dos principais recursos que você deve conhecer no GA4:

– Previsões do comportamento do cliente: novas métricas baseadas em machine learning;

– Métricas de rastreamento importantes: KPIs significativos em torno de comportamentos, dados demográficos, otimização de dispositivos móveis e muito mais;

– Análise multiplataforma: entenda seu site e a experiência integrada do ponto de vista do usuário;

– Análise de comportamento do usuário: aprenda mais sobre seus clientes e melhore sua retenção com análises por usuários, e não por sessões;

– Rastreamento de eventos: decida quais eventos você quer rastrear, defina metas e rastreie conversões com atribuição baseada em dados.

A nova versão pode ser muito útil, especialmente para marcas de e-commerce que desejam otimizar seus investimentos em mídia e descobrir como seus usuários interagem em seu site em diferentes épocas do ano e em eventos especiais.

Ao ver os dados do usuário em vez das sessões, você pode se concentrar no que está funcionando para você e no que não está, tendo uma base melhor para a sua estratégia de negócios.

Já está pronto para migrar definitivamente para o Google Analytics 4? Continue lendo para ver mais motivos para aproveitar melhor as novas funcionalidades para otimizar o e-commerce. Você também pode baixar o nosso e-book para conferir um guia completo para o novo GA4.

É possível migrar seus dados históricos do UA para o GA4?

Pelas diferenças entre as plataformas serem muito grandes, o Google não consegue migrar o histórico de dados diretamente de sua antiga página do Universal Analytics para uma nova no Google Analytics 4.

Aqui estão apenas algumas das maneiras pelas quais a coleta de dados mudou drasticamente no GA4:

– Rastreamento baseado em eventos X Rastreamento baseado em ocorrências: cada linha de dados agora é baseada em eventos no GA4 e não é mais rastreada em um nível de sessão como no UA;

– Modelo de atribuição inteligente e baseado em dados: o GA4 usa um modelo de atribuição muito mais complexo para rastrear mais atividades do que o Universal Analytics, que apenas atribuía receita ao último clique;

– Novos controles de privacidade infalíveis: o GA4 possui anonimização de IP do usuário integrada e outros recursos que são incompatíveis com o tratamento opcional de privacidade de dados no Universal Analytics.

Entretanto, nem tudo está perdido! O Google disponibiliza um assistente de configuração para que os usuários do UA possam configurar sua nova propriedade no GA4. É importante ressaltar que esse assistente de configuração te ajuda a configurar uma nova propriedade analisando o histórico do Universal Analytics. Isso não é o mesmo que migrar seus históricos de dados do Google Analytics para o mesmo destino de dados de sua nova propriedade.

O GA4 é realmente voltado para e-commerce?

O Google Analytics 4 foi desenvolvido justamente para o e-commerce. Agora, as novas dimensões são direcionadas para medir o comportamento do usuário na compra de forma personalizada e específica. Você pode até verificar um fluxo de dados em tempo real para ver como os usuários em seu site estão interagindo com sua propriedade.

As dimensões e as métricas para adicionadas para e-commerce facilitam o rastreamento de eventos no GA4. Alguns exemplos:

– Categorização de itens: itemAffiliation, itemBrand, itemCategory, itemId, itemListId, itemName, itemPromotionCreativeName, itemPromotionId, itemVariant;

– Eventos específicos de transação e receita: itemsAddedToCart, itemsCheckedOut, itemListClickEvents, itemRevenue, itemPromotionClickThroughRate, itemsPurchased, itemsViewed, orderCoupon, purchaseRevenue, shippingTier, transactionId;

– Métricas exclusivas de comércio eletrônico: addToCarts, checkouts, averagePurchaseRevenue, averageRevenuePerUser, totalRevenue.

GA4 e otimização de marketing

O marketing para o e-commerce é simplificado por meio da visão multiplataforma do Google Analytics 4 e seus recursos aprimorados de medição. Você pode personalizar novos relatórios de dados no GA4 para otimizar anúncios pagos, mecanismos de pesquisa (SEO) e mídias sociais como canais de marketing. Use esses novos dados para criar um mecanismo de e-commerce orientado a dados.

O GA4 ajuda você a criar um arsenal de dados para melhor análise, otimização e previsão.

Mídia paga: atribuição baseada em dados

Com o GA4 a coleta de dados em canais de mídia pagos, como anúncios do Google, anúncios do LinkedIn e anúncios do Facebook da Meta, é revolucionada.

O GA4 melhora o rastreamento e os resultados graças ao seu novo modelo de atribuição baseado em dados. A maneira antiga era atribuir a conversão ao último clique. O novo modelo de machine learning do Google analisa mais comportamentos por usuário. O modelo de atribuição do GA4 também aprende e otimiza continuamente para calcular o crédito de conversão.

Social: medição aprimorada

O Google Analytics está ficando mais experiente em redes sociais. Sua versão anterior, o Universal Analytics, agrupava todas as redes sociais em uma categoria por padrão. O GA 4 compara as fontes de tráfego com uma lista de redes sociais para categorizar melhor os usuários recebidos e separar o tráfego social pago.

Você pode aprender ainda mais ativando a medição aprimorada de eventos na interface do Google Analytics. A medição aprimorada aprende ainda mais quando um determinado evento é acionado. Essa configuração permite escolher parâmetros para decidir quais dados extras coletar quando um determinado evento é acionado.

SEO

A otimização para mecanismos de busca é uma arte que cresceu e mudou junto com a evolução do mercado. O GA4 simplifica radicalmente a análise de SEO para gestores de negócios. Das tendências do usuário ao tráfego orgânico ao longo do tempo, seu painel do GA4 exibe os dados necessários para acompanhar e analisar sites.

A nova versão do Google Analytics mostra como os usuários realmente interagem com seus sites e apps. Os tipos de eventos padrão mostram a eficácia do seu conteúdo para SEO: page_view, session_start, user_engagement, first_visit, scroll, click, view_search_results e file_download.

Migração para o GA4

Com a data limite para o uso do Google Analytics Universal em julho de 2023, é importante realizar a transição para o GA4 o quanto antes. Se quiser saber mais sobre como realizar essa transição, acesse o nosso e-book ou conheça mais sobre o Google Analytics 4. Essa mudança exige tempo, mas seus resultados vão muito além de novos dados, eles causam um impacto diretamente relacionado à tomada de decisão em seu negócio e, consequentemente, sua performance como um todo.