Logo E-Commerce Brasil

Como integrar o PDV às estratégias de marketing e vendas

Por: Jordana Hedler

Relações Públicas, especialista em Marketing Digital, gestão de redes sociais, otimização de sites e planejamento da comunicação.

Sabe aquele gestor de uma loja de roupas que está sempre pensando em como aumentar as vendas e fidelizar clientes? Pois bem, ele entende que o PDV é o ponto-chave para o sucesso do negócio.

É nesse espaço que os vendedores têm a oportunidade de receber os clientes, apresentar as roupas, fazer sugestões de conjuntos e, principalmente, persuadi-los a realizar uma compra.

O PDV funciona como uma plataforma de vendas, necessitando que todos os aspectos estejam alinhados para que se alcance sucesso e que se concretize a venda.

Logo, é imprescindível que o ponto de venda se harmonize com as estratégias de marketing e vendas da organização. Afinal, é nesse local que ocorre a decisão de compra.

Mas será que você está familiarizado com o conceito de ponto de venda?

Basicamente, é o lugar onde as empresas disponibilizam seus produtos ou serviços para venda.
É como o ponto central do comércio, no qual você pode encontrar tudo o que precisa em um só lugar.

Esse ponto pode ser uma loja física ou online, pode ser própria ou compartilhada, mas o objetivo é sempre o mesmo: fechar negócio com o cliente.

Então, se você quer saber mais sobre como potencializar os resultados no seu ponto de venda, confira o artigo completo.

Aqui, você vai entender melhor qual a importância do PDV e como integrá-lo às suas estratégias de marketing e vendas. Vamos lá?!

O que é PDV e como potencializar os resultados no varejo

O ponto de venda (PDV) é o local físico ou virtual onde ocorre a exposição de produtos ou serviços visando atrair a atenção do potencial cliente e estimular sua decisão de compra. É tudo que permite que o cliente veja, toque e experimente o produto.

Normalmente, o PDV envolve várias coisas, como impressoras fiscais, leitores de código de barras, terminais POS e por aí vai. Mas quando tudo isso é integrado num sistema centralizado, é chamado de PDV online. E esse dispositivo armazena todas as informações relativas à transação e outros dados relevantes para a preservação desse procedimento.

Com a tecnologia, o jeito de trabalhar mudou, e usar um sistema integrado ao PDV ajuda muito. É funcional e indispensável para quem quer ter controle do próprio negócio.

Ah, mas é bom lembrar: o ponto de venda (PDV) não se confunde com uma loja virtual ou um e-commerce. Nestes últimos, a aquisição dos produtos ou serviços é realizada inteiramente pela Internet, sem a necessidade de o cliente sair de casa. Já o PDV é o local onde o cliente pode colocar a mão na massa e testar o produto antes de decidir comprar.

Podemos pensar no ponto de venda como um verdadeiro playground de compras, capaz de se manifestar em diferentes formatos, seja em uma loja física, em uma franquia ou até mesmo em uma banca localizada em um supermercado.

A importância do PDV integrado para otimizar as vendas do seu e-commerce

Cada vez mais, as pessoas compram pela internet, tanto aqui no Brasil quanto no mundo todo. Por isso, o e-commerce não é mais uma tendência, é realidade.

E, para aqueles que administram um negócio online, é vital contar com um ERP de gerenciamento e um CRM que facilitem o processo de trabalho e se integrem às principais plataformas de vendas do setor.

No entanto, é relevante destacar que, caso haja interesse em maximizar o desempenho das vendas e atuar em múltiplas frentes, é imprescindível adotar um sistema integrado capaz de realizar a leitura dos códigos de barras dos produtos e registrar as transações de forma automática.

Nesse contexto, surge a possibilidade de utilização do PDV integrado como uma ferramenta capaz de aprimorar as atividades cotidianas, otimizando os processos e aprimorando o atendimento oferecido aos clientes.

E sabe o que é mais legal? Um sistema de frente de caixa integrado permite acesso de qualquer dispositivo móvel, como celular ou tablet, reduzindo custos em relação às caixas registradoras e aos computadores tradicionais. Além disso, ele evita erros de estoque e disponibilidade de produtos, tornando a experiência do usuário ainda melhor.

E isso é muito importante para dar uma turbinada nas suas estratégias online, principalmente nas campanhas de marketing digital e vendas.

Inside Sales Vs. Field Sales: qual estratégia é mais vantajosa para sua empresa?

Sabe qual é uma das melhores coisas de ter um PDV? É poder juntá-lo com um time de Inside Sales.

Combinando as estratégias de marketing da sua empresa com um time de Inside Sales, você poderá expandir suas vendas de maneira mais eficiente, alcançando os resultados desejados em menos tempo e com um custo-benefício reduzido.

Isso porque você consegue diminuir o CAC e aumentar a taxa de conversão. Mas não se engane, não é nada mágico.

É preciso saber como juntar as estratégias de marketing digital com um processo bem feito de Inside Sales para realmente salvar o negócio.

E, aí, ter uma equipe de Inside Sales pode ser uma alternativa mais eficiente e econômica em comparação ao modelo convencional de Field Sales. Além disso, essa opção pode até mesmo gerar novas fontes de vendas, a depender das particularidades do negócio em questão.

Desse modo, se você possui um e-commerce, nem é preciso descartar o processo de vendas externo caso já esteja gerando resultados positivos, mas sim alinhá-lo com o processo de vendas interno, visando otimizar a eficácia global das operações.

Aliás, o processo de Inside Sales pode até ser um ponto de partida para vendas realizadas fora da empresa.

Ah, e sabe aquele vendedor que fará uma visita externa e pode não conseguir fechar o negócio? Vale lembrar que isso custa tempo e dinheiro que poderiam ser investidos de maneira mais inteligente. Já um time de Inside Sales, apesar de gerar custos, faz isso de forma muito mais eficiente. Eles captam leads, qualificam e fecham negócios.

E o melhor de tudo é que aqueles leads mais frios, que não têm perfil para fechar negócio, são prontamente identificados e desconsiderados, permitindo que todo o esforço da equipe seja direcionado para a persona principal, com perfil adequado para concluir a transação.

Consumidores online: a crescente adesão ao comércio eletrônico e às redes sociais

Com a internet e as redes sociais, o PDV não é mais só uma lojinha física. E-commerce, marketplace, jogos, e-books e cursos online – tudo isso também é PDV.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 87% das pessoas já realizam compras online e 75% utilizam as redes sociais para buscar produtos.

Esses números surpreendentes refletem a crescente adesão dos consumidores ao comércio eletrônico e ao uso das mídias sociais como fonte de informação.

Logo, é importante estar atento!

A internet está cada vez mais predominante, e as empresas precisam tomar providências para se manterem competitivas, aplicando ações digitais, como e-mail marketing e links patrocinados.

Porque, cá entre nós, quem não é visto não vende. É por isso que ter uma estratégia de marketing digital eficiente é essencial para se destacar no e-commerce e aumentar as vendas.