Logo E-Commerce Brasil

Como integrar chatbots do WhatsApp no e-commerce e aprimorar o atendimento ao cliente

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

Impulsionados pela popularidade do ChatGPT, os chatbots se tornaram uma das principais inovações trazidas pelo aprimoramento das inteligências artificiais. Na prática, a utilização de bots de mensagem não é algo exatamente novo, mas as tecnologias rudimentares do passado não se comparam às atuais.

Conheça estratégias para aprimorar suas vendas com uso de chatbots do WhatsApp.

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots de 2022, a demanda por bots em empresas aumentou 87%, o que aponta para uma tendência que vai muito além de algo momentâneo. Isso significa que os mais diversos segmentos e indústrias de produtos e serviços devem estar atentos à utilização estratégica das IAs.

Levando em conta o espaço que os e-commerces ocupam na economia digital brasileira e internacional, é certo dizer que eles têm uma relação estreita com as inteligências artificiais e outras inovações tecnológicas. No caso dos chatbots, e-commerces encontram um aliado com enorme potencial.

1 – Utilize as melhores ferramentas de chatbots de WhatsApp

Ao escolher integrar chatbot do WhatsApp ao seu serviço de e-commerce, é necessário saber qual possui todas as funcionalidades que atendam da melhor forma ao seu negócio.

Hoje existem muitas ferramentas e plataformas que possuem diversas funcionalidades e que visam a diversos tipos e tamanhos de empresas. Algumas delas, como Blip, Zenvia ou Chatfuel, são uma escolha melhor para e-commerce do que outras.

2 – Realoque estrategicamente o capital humano

Os e-commerces podem realocar estrategicamente o capital humano disponível ao economizar em interações básicas (como a resposta de perguntas mais comuns), permitindo que os colaboradores apliquem seus conhecimentos em outros espaços da empresa.

Pegando carona no tópico anterior, automatizar o chatbot do WhatsApp possibilita uma interação mais natural e ágil de maneira que o atendimento humano seja mais estratégico. Ainda, podemos mencionar a economia de recursos (como dinheiro e tempo) e a redução de gastos.

3 – Considere as especificidades do seu negócio

Um dos erros mais comuns, quando falamos sobre a integração de chatbots do WhatsApp em comércios digitais, é a aplicação dessa tecnologia de maneira indiscriminada, sem levar em conta as características específicas do seu negócio e especialmente o tipo de público-alvo que objetiva atingir.

Logo, os chatbots devem ser usados para oferecer atendimento e serviços personalizados, de acordo com o espaço que o seu e-commerce ocupa no mercado. Com a utilização adequada desse tipo de tecnologia, é esperado que a satisfação dos clientes aumente de maneira bastante considerável.

4 – Esteja sempre disposto a aprimorar a utilização dos chatbots

Um dos princípios mais notáveis das inteligências artificiais usadas em chatbots é a sua capacidade de aprender com os usuários, aprimorando a comunicação de acordo com o que é experienciado. Da mesma forma, o e-commerce que integra chatbots do WhatsApp deve estar sempre de olho no futuro.

Isso é especialmente verdade quando consideramos a rapidez com a qual a linguagem online se modifica, o que se deve a mudanças e avanços em questões sociais. A fim de se manter competitivo, o e-commerce que integra chatbots precisa estar sempre aprimorando o uso de suas ferramentas à realidade do seu público.

5 – Não tenha medo de investir nas novas tecnologias

Assim como acontece em qualquer outro espaço tecnológico, o uso de chatbots requer investimentos iniciais com a contratação de softwares e/ou serviços. Para muitos gestores, isso pode significar uma alienação, o que é um erro. Investir em novas tecnologias é o que mantém a sua competitividade.

Além disso, quando consideramos algumas das vantagens mencionadas em tópicos anteriores, os valores despendidos aqui são rapidamente recuperados. Em um mercado cada vez mais competitivo, ficar para trás por medo de adotar novas ferramentas e estratégias tecnológicas é algo a ser evitado.