Os marketplaces de nicho estão conquistando seu espaço e, dependendo do perfil do seller, ou seja, do lojista que comercializa nestes canais, pode valer muito a pena estar ali. Isso porque estamos falando de um público que sabe exatamente o que quer comprar: ele tem um objeto de foco durante a compra, por isso tende a ser mais criterioso e, no entanto, está disposto a pagar um pouco mais pelo produto.
Marketplaces como a Zattini, Mobly, Netshoes e Elo7 são alguns exemplos desta aposta na segmentação e que tem dado muito certo, tanto para os idealizadores como também para os sellers e clientes que conseguem encontrar um ambiente totalmente adaptado ao que precisam na hora de vender ou comprar.
O que ocorre com os marketplaces de nicho é que eles podem trabalhar com um ambiente totalmente personalizado e adaptado ao produto e perfil de compra do público: a plataforma pode dedicar espaços para vídeos, se houver necessidade de apresentar mais a usabilidade de um produto, por exemplo, ou aprimorar a apresentação de fotos, caso necessário, ou elaborar fichas técnicas, comparadores e etc. A partir do momento em que o marketplace restringe o que irá vender, a “vitrine virtual” da plataforma pode se adaptar totalmente ao produto, destacando seus atributos da melhor maneira, porque não precisará comportar produtos de outra natureza, com outras demandas e especificações.
Claro, há momentos em que a compra em uma grande rede fará mais sentido para o consumidor, especialmente quando ele estiver buscando mais de um item. Por isso, reforço aqui que o ideal é não pensar no marketplace de nicho como uma “opção”, mas sim como um canal de vendas adicional, preferindo marcar presença em todos eles que se adequarem a seu perfil. Lembre-se que estar em marketplaces que trabalham com comissionamento por vendas, quase sempre significa que não haverá custos em estar ali, por isso, a estratégia é válida.
Quando procura por marketplaces de nicho, o cliente sabe o que quer comprar, tende a converter mais facilmente e gerar um ticket médio maior. Por isso também, a comissão cobrada por eles (em geral na casa dos 20% e 30%) tende a ser um pouco maior do que a cobrada pelos grandes players. Assim, é uma questão do seller avaliar que, apesar de ser uma margem um pouco mais apertada que em outros canais, pela visibilidade e ticket maior, este negócio pode ser tão rentável quanto outros.
Como escolher e quando investir em marketplaces de nicho?
- Se houver marketplaces de nicho associados ao produto que você oferece, não perca tempo: esteja presente ali. Você não precisa deixar de estar nos grandes, mas pode explorar os dois espaços, adaptando seu preço para cada perfil;
- A Kanui, por exemplo, é indicada para sellers de moda e acessórios urbanos e esportivos. A Dafiti é ótima para moda e, em especial, calçados. A Tricae tem um posicionamento interessante no segmento infantil. A Mobly é bem legal para quem atua com móveis e produtos de decoração. A Netshoes e a Zattini são relevantes para quem vende moda esportiva e urbana, respectivamente. A Tanlup funciona bem para vender produtos criativos e a Elo7 para artesanatos e produtos manuais;
- Como a comissão é mais alta e o público extremamente qualificado, vale investir na exposição de produtos com um ticket médio maior, pois o consumidor tende a valorizar e pagar por itens de maior qualidade;
- Produtos premium e com design diferenciado podem se beneficiar muito dos marketplaces de nicho porque estes espaços concentram clientes criteriosos com qualidade, em busca de experiência com a compra e dispostos a pagar um pouco mais;
- A integração costuma ser feita apenas de forma manual em marketplaces de nicho, mas por ter uma equipe pequena, é mais fácil negociar sua entrada diretamente com gestores destes sites;
- Esteja preparado para a competição: clientes dos marketplaces de nicho tendem a ser atentos e o próprio espaço beneficia que façam a comparação por produtos similares. Como a disponibilidade e variedade de ofertas é muito grande, o diferencial conta pontos;
- Também entenda que, uma vez que esses marketplaces são espaços extremamente focados, eles tendem a manter uma avaliação mais criteriosa para o ingresso de novos sellers. O perfil do lojista, a marca, o sortimento de produtos e capacidade de entrega fazem toda a diferença na hora da seleção;
- Avalie o comportamento e perfil de seu público: marketplaces de nicho poderiam fazer diferença na vida dele? Caso a resposta seja afirmativa, e esse marketplace que comporte seu produto já exista, não perca tempo e esteja presente ali também;
Marketplaces de nicho são uma boa aposta e devem ser vistos como um canal de vendas que é igualmente interessante para o seller que atua em um daqueles ramos. O único cuidado é o de adaptar o produto para aquela realidade, sabendo como exibi-lo para que ele se posicione melhor, as qualidades que devem ser destacadas e quanto a margem deve ser para cobrir o comissionamento e viabilizar o negócio.