- Prepare-se. Comece com um site que é otimizado.
- Split test. Você deve agir com dados, não palpites.
- Mude. Execute a variação vencedora baseada em dados.
- Repita. Imediatamente, realize outro teste A/B.
- Faça o seu site ser funcional. O usuário deve ser capaz de fazer o que precisa fazer sem que o seu site tenha um mau funcionamento.
- Faça o seu site ser mais acessível. Certifique-se de que o SEO esteja em ordem e que não haja barreiras à sua acessibilidade.
- Faça o seu site ser utilizável. O site deve ser navegável e livre de menus de difícil acesso.
- Faça o seu site ser intuitivo. No geral, você deve ter um funil de vendas que é natural e lógico.
- Faça o seu site ser persuasivo. Seu objetivo é incentivar o usuário a interagir. Concentre-se em um site que promete fornecer o que um usuário deseja e ofereça exatamente isso.
- Melhorar os "CTA" do seu site. A maioria dos primeiros testes começa com a melhora do CTA. Por quê? Porque CTA está diretamente relacionado com a conversão de cliente mais do que qualquer outra coisa de um site de e-commerce. Analise e teste o seu CTA, incluindo micro e macro conversões.
- Melhorar os títulos. O título é uma das primeiras coisas que um cliente vê. Essa importante linha influenciará a decisão de interagir com a página ou deixá-la imediatamente. Analise e melhore os títulos na homepage, landing pages e páginas de produtos.
- Ajustar o layout da página. Toda a estrutura do seu site pode ser um ponto de atrito. Antes de abordar essa questão alterando todo o layout, certifique-se de que o seu site é totalmente receptivo e ajustado para dispositivos móveis.
- Melhorar o conteúdo do site. Para que um usuário interaja com o conteúdo da sua página, procure corrigir eventuais pontos de atrito. Certifique-se de que o conteúdo do site seja emocionalmente convincente, gramaticalmente correto e fluido.
- Otimizar o seu processo de checkout. Muitas conversões param no carrinho de compras. Ao testar o seu processo de checkout, é possível isolar os problemas e melhorá-los. Adicionar selos de confiança e depoimentos de clientes, por exemplo, pode evitar muitas fontes de atrito.
- Melhorar formulários. Muitos e-commerce e sites de SaaS dependem de formulários para conseguir informações dos usuários e fazer com que se desloquem para baixo no funil de vendas. Formulários otimizados irão reduzir atritos, aumentando assim as vendas.