Logo E-Commerce Brasil

Como as inteligências artificiais podem potencializar seu conteúdo

Por: Tynan Barcelos

Analista de Conteúdo na Pmweb

Jornalista, atualmente trabalha como Analista de Conteúdo na Pmweb e é fascinado pelas possibilidades de produção de conteúdo para diferentes plataformas e ambientes digitais, e canais no CRM.

O uso das inteligências artificiais (também conhecidas pela abreviação IAs) na área de marketing e comunicação tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos. Segundo a State of Personalization Report 2023 da Twilio, nove em cada dez empresas já usam IA em algum processo do seu negócio.

Além de modificar a forma como as companhias operam, esse novo fator influencia a maneira como os profissionais desempenham suas funções, exigindo cada vez mais o desenvolvimento de novas habilidades.

Aprenda a potencializar sua produção de conteúdo com o auxílio das inteligências artificiais.

E um campo específico que está se adaptando frente a essa nova realidade é o de criação de conteúdo, principalmente com a popularização de algumas ferramentas, como é o caso do ChatGPT.

Mas, afinal, de quais formas essas aplicações podem ajudar a rotina dos times criativos? Ou ainda a pergunta que volta e meia aparece: seremos substituídos pelas inteligências artificiais?

Antes de tudo: é preciso entender contextos e tipos de ferramentas

Podemos classificar as aplicações que usam inteligências artificiais para produzir conteúdo de duas formas: as que fornecem chats com templates prontos para diversos formatos e aquelas em que o usuário precisa criar o próprio comando.

Além disso, outro fato importante a ser considerado é que as ferramentas de inteligência artificial não são recomendadas como fontes de informação. Elas são imprecisas e podem fornecer informações incorretas.

Também é preciso considerar a atualização da base de informação. Por exemplo, o ChatGPT tem a sua base atualizada somente até setembro de 2021.

Desbloqueie atividades complexas com as inteligências artificiais

Antes de qualquer coisa, preste atenção no compartilhamento de informações confidenciais de clientes em plataformas que podem não ser confiáveis ou até mesmo que não possuem contratos específicos de confiabilidade. Nesses casos, é bom conversar com as áreas que podem auxiliar nessa situação, como a área jurídica da empresa.

Com isso, as IAs têm potencial para funcionarem como grandes automações de atividades que geralmente levamos mais tempo para executar em nosso dia a dia.

Alguns exemplos de prompts que podem melhorar seu conteúdo

Você pode utilizar a ferramenta para analisar o seu copy e apontar possíveis erros ortográficos e gramaticais.
Tem dúvida se o conteúdo do passo a passo ou a mecânica de alguma promoção está realmente claro? Use um comando para validar e receber um resumo das informações que você está disponibilizando para o leitor.
Um comando pode ser aplicado também para encontrar possíveis objeções e obstáculos que o cliente possa ter com seu conteúdo.

Outras formas de potencializar o seu conteúdo com IAs

– Captar ideias de tópicos para diferentes segmentos;
– Pedir sugestões de sinônimos ou termos-chaves para determinados temas (inclusive, sabia que no sinônimos também têm IA?);
– Analisar padrões de comportamento;
– Sugerir formas de abordagens para diferentes tipos de comunicação;
– Pedir textos alternativos para imagens, anexando somente o endereço web da própria imagem.

E existem muitas outras possibilidades. O uso de prompts, sejam eles prontos ou criados do zero, precisa ser inserido na lógica de criação de forma estratégica para potencializar ao máximo a criatividade de seus conteúdos e entregas.

Com a adoção de uma cultura de experimentação nessas ferramentas, conseguimos extrair diversos benefícios, que podem ser usados em toda a jornada de construção dos conteúdos.