Logo E-Commerce Brasil

Como a automatização logística agrega eficiência e qualidade aos processos?

Por: Bernardo Fraga

Redator na Platinum Log

É redator publicitário na Platinum Log, com oito anos de atuação no mercado de marketing e publicidade. Nos últimos três anos, tem se destacado em estratégias voltadas para o mercado de logística e comércio exterior, graças à sua habilidade em entender as necessidades específicas do setor e desenvolver campanhas de sucesso.

A automatização chegou para revolucionar a logística das empresas, agregando eficiência aos processos. Entenda como isso funciona na prática!

A automatização logística é um conceito que engloba o uso de tecnologias e recursos próprios para realizar tarefas de forma programada e automática.

Diversas tecnologias surgem dia após dia com o intuito de auxiliar as empresas a realizar uma gestão eficiente e assertiva dos seus processos logísticos. Presente em todos os setores, e na logística, as tecnologias são essenciais na redução de custos, na produtividade da equipe e na experiência de compra do cliente.

A automatização é um exemplo disso, uma vez que está presente na roteirização, na integração com setores ou fornecedores, no armazenamento e em outros processos. Assim, vemos que transformar as demandas operacionais em automáticas é uma tendência para as empresas se posicionarem no mercado de forma competitiva.

O que é a automatização logística?

A automatização logística é um conceito que engloba o uso de tecnologias e recursos próprios para realizar tarefas de forma programada e automática. Nesse sentido, sistemas de gestão, por exemplo, ficam responsáveis pela emissão de documentos e indicam o melhor roteiro de entregas de mercadorias.

Principais vantagens da automatização logística

A automatização logística é altamente necessária para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. Com isso, ela ajuda a reduzir o fluxo de trabalho, evitar ao máximo os desperdícios, aumentar a qualidade do serviço e melhorar o desempenho.

Com uma economia tão grande, você tem mais tempo para investir na qualificação da sua equipe e aplicar melhorias aos setores que requerem criatividade. Por exemplo, o setor de vendas, que lida com o cliente, pode se beneficiar da automatização de processos para melhorar seus números com informações rápidas sobre o público consumidor.

Confira na prática, como a automatização pode beneficiar toda sua cadeia logística:

Processos de picking e packing

A automatização eleva o processo de picking a um novo patamar. Sistemas avançados de reconhecimento de SKU e robôs colaborativos reduzem o tempo de coleta e aprimoram a precisão no packing.

Gestão de estoque em tempo real

Adeus às contagens manuais! A automatização oferece uma análise contínua do estoque, garantindo dados em tempo real sobre níveis de inventário, movimentações e alertas automáticos para reabastecimento.

Rastreamento em tempo real

Sistemas automatizados de rastreamento proporcionam visibilidade completa em tempo real. Cada movimento é registrado, da entrada no centro de distribuição à entrega final, permitindo uma tomada de decisão ágil e precisa.

Microstatus do pedido em tempo real

Acompanhe cada etapa da jornada do pedido, desde a geração até a entrega. A automatização oferece visibilidade completa, desde a emissão de notas fiscais até o momento em que o cliente recebe o produto.

Análise preditiva para tomada de decisões

Utilização de algoritmos avançados para análise preditiva, antecipando demandas sazonais, comportamentos de consumo e identificando padrões, permitindo uma gestão proativa e estratégica.

Gestão de devoluções eficiente

A automatização simplifica o processo de devoluções, desde a autorização até a reintegração ao estoque. Sistemas inteligentes avaliam o estado do produto e encaminham para ações adequadas.

Percebe agora como a automatização logística é, além de benéfica, importantíssima para a sua empresa?