Logo E-Commerce Brasil

ChatGPT: O que é? Por que não censurar e o que ele pode trazer de bom para você e para o seu negócio

Por: Bernardo Martins

Diretor de Ecommerce & Chief Digital Officer L´Oréal Produtos Profissionais

É Diretor de Ecommerce & Chief Digital Officer L´Oréal Produtos Profissionais. Possui 16 anos de experiência no crescimento de negócios online e a seguinte formação: PUC-RJ | IBMEC-RJ | CXL Institute (USA) | Reforge (USA). Além disso, possui uma visão end to end do ecossistema digital & growth: CRM, Data, <nowrap>e-commerce</nowrap>, O+O, modelos de negócio & inovação, e mais de 300 profissionais digitais e empresas mentoradas. É professor titular na Conquer e Tera das pós-graduações de Marketing Digital, Gestão Estratégica de Negócios e Inteligência & Analytics.

ChatGTP é a inteligência artificial feita pela primeira vez numa escala e profundidade que assustam, e talvez você se sinta como na primeira vez em que usou uma ferramenta de busca.

Essa tecnologia pode mudar a vida de milhões de pessoas e a sua, que está lendo este artigo agora, assim como Tik Tok, YouTube e Twitter transformaram a indústria há alguns anos.

O ChatGPT funciona como um serviço de mensagens instantâneas e, como o nome sugere, permite que você converse com o GPT AI em tempo real.

Se você é um criador de conteúdo, programador, uma marca que depende de conteúdo para crescer ou muitos outros cases que ainda vão surgir, o ChatGPT é incrível para você.

O conceito é simples: foque nas ideias e na criatividade e comoditize a execução. O tamanho da mudança estrutural está sendo tão grande que alguns países, como a Índia, já baniram o uso da ferramenta ao invés de se dedicarem a aprender e a entender como podem se aliar a ela e tirar o melhor da tecnologia.

O que é o ChatGPT

O ChatGPT é o mais recente projeto da família GPT de sistemas de IA de geração de texto, que foi criado pela fundação OpenAI. Talvez você tenha ouvido falar sobre seu projeto anterior, o GPT 3, que funcionava mais como DALL-E para texto, gerando palavras com base em um prompt como “escreva-me um poema sobre Kanye West”.

O ChatGPT funciona mais como um serviço de mensagens instantâneas e, como o nome sugere, permite que você converse com o GPT AI em tempo real. Aqueles com mais de 30 anos de idade podem se lembrar do SmarterChild no MSN Messenger ou AOL. Isso é muito parecido, mas funciona incrivelmente bem.

A OpenAI disse após o anúncio que “o formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, desafie premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas”. O sistema é gratuito para qualquer pessoa acessar durante seu período de “feedback”. Depois disso, a OpenAI planeja usar o feedback gerado pelo usuário para melhorar a versão final da ferramenta.

Uma limitação do sistema atual é que ele não tem acesso à internet, então você não pode perguntar coisas para as quais normalmente usaria o Google Assistant ou Siri. Se você perguntar ao ChatGPT sobre o tempo, ele responde:

“Sinto muito, mas sou um grande modelo de linguagem treinado pela OpenAI e não tenho a capacidade de acessar as informações meteorológicas atuais. Não consigo navegar na internet ou acessar dados em tempo real. Só posso fornecer informações com base no texto em que fui treinado, que tem uma data de corte fixa. Há algo mais em que posso ajudá-lo?”

O ChatGPT é muito bom em autocensura ao não fornecer relatos fictícios de eventos, mas ainda é possível obter essas falsidades em suas respostas. No entanto, o ChatGPT avisará que é fictício antes de continuar. Ótimo para conter fake news.

Como acessar o ChatGPT

Não há aplicativo ou software necessário para que você acesse o ChatGPT, basta visitar um site no seu navegador. Funciona em sites para mobile e computadores.

Para experimentar, acesse chat.openai.com – você precisará criar uma conta, mas é grátis.

Se você deseja levar seu uso do ChatGPT para o próximo nível, a OpenAI lançou um serviço de assinatura chamado ChatGPT Plus em fevereiro de 2023. Ele custa US$ 20 por mês e oferece acesso prioritário durante os horários de pico, respostas mais rápidas e a chance de experimentar novos recursos antes de quem acessa apenas a versão gratuita.

O que é OpenAI?

OpenAI é um instituto de pesquisa com foco em inteligência artificial, que foi fundado em 2015 por Elon Musk, Sam Altman e vários outros indivíduos proeminentes na indústria de tecnologia.

Elon Musk se separou da OpenAI em 2017 por sentir que havia um conflito de interesses entre o instituto e a Tesla, especificamente na área de direção autônoma.

O objetivo da OpenAI é avançar no campo da IA e promover seu desenvolvimento seguro e responsável. Os projetos eram tradicionalmente todos de código aberto e sem fins lucrativos, embora haja alguma controvérsia sobre se esse ainda é o caso.

O que vem a seguir?

A empresa lançou recentemente o GPT 4, seu modelo de linguagem mais avançado até agora, e você pode esperar que essa nova versão seja aplicada a inúmeros aplicativos baseados em texto.

Se você experimentou o Bing Chat baseado em IA da Microsoft, ele já estava em execução em uma versão anterior do GPT 4 – e esperamos que sua funcionalidade e utilidade melhorem rapidamente.

Em setembro de 2022, a organização anunciou o Whisper, uma rede neural de código aberto que se aproxima do reconhecimento de fala em nível humano. Também esperamos atualizações e melhorias nesse projeto.

Claro, existe a incrível ferramenta de geração de imagens DALL-E 2, da qual muitos já viram exemplos. Em algum momento, sem dúvida veremos uma ferramenta ainda mais capaz, chamada DALL-E 3.

*Este artigo não foi escrito com o ChatGPT. Ainda.. 😉