Esse é um dos grandes dilemas do comércio eletrônico, quanto de popularidade uma loja virtual tem que alcançar para que possa manter-se e estabelecer-se com um referencial no mercado. A resposta não é muito simples, porém acredito que esteja muito mais relacionado à área de atendimento do que quando a área de marketing.
Na maioria das vezes um dos potes de ouros que são perseguidos ao final do arco-íris do mundo dos negócios eletrônicos é atrair audiência para a loja virtual e aguardar para que a consequência dessas seja revertida em vendas. Entretanto nem sempre é possível alcançar esse resultado ou ainda é viável do ponto de vista da audiência que foi criada.
Isso por que, a grande parte desses esforços para ganhar essas visualizações se utiliza de métodos poucos ortodoxos, ou não remetam cem por cento da realidade, ou ainda utilizam-se dos rompantes do consumo inconsciente. Todos esses mecanismos que muitas vezes não atraem o tipo de publico que realmente estará interessado no produto, à grande maioria podem ser comparados a insetos que se sentem atraídos pela luz, e não conseguindo resistir, aventuram-se em suprir prazeres momentâneos mesmos que correndo um grande risco.
Ou seja, é mais fácil e proveitoso para o canal do comércio eletrônico, priorizar as conversões que sejam mais conscientes para os clientes, aprender a identificar e fidelizar esse tipo de cliente especial, porque serão esses que iram no amanhã, tornam-se consumidores recorrentes. Através dessa massa de clientes fiel, a loja virtual conseguirá mais clientes indicados com qualidade, e os motores do marketing não precisarão estar girando em carga máxima para que se atinjam as metas de conversão para obtenção de lucros no negócio.
Resumindo, façamos dos clientes muito mais que apáticos números, criando estruturas que os torne especiais, oferecendo experiências de compras únicas e intransferíveis. E vejamos a loja virtual se torna um negócio altamente rentável e que não necessita de largos investimentos em mídia para que o sucesso se mantenha. Um cliente feliz e satisfeito vale mais que milhares de visualizações inidentificáveis na internet.