Nos últimos anos vimos com surpresa o crescimento do uso dos cupons ou gift cards no mundo digital e o grande sucesso que acompanhou esta nova tendência. Vocês querem saber por quê? Conto para vocês com um exemplo:
Costumo estacionar a uma quadra da minha casa. Todos os dias pela noite eu passo por vários comércios que vendem comida gostosa e pronta para levar no caminho para a minha casa. Mesmo tendo algo que comer na minha geladeira, sempre volto tarde e com fome, por isso que a tentação ao passar por esses lugares me convoca a entrar e comprar algo muitas vezes. Nem comento o cheirinho gostoso que sai desse lugar!
Mas como contava para vocês, há vários comércios nesse bairro. Como vocês acham que eu escolho em qual comprar? O mais barato? O mais gostoso? Isso seria bom, mas é difícil saber com exatidão. O que eu faço é muito simples: Como faço esta compra com frequência escolhi fazê-la sempre no mesmo lugar, a que tem um programa de fidelidade e me dá pontos por cada compra, que eu depois posso trocar por gift cards para comprar lá mesmo.
A verdade é que não sei se é mais barato e inclusive se estes presentes me fazem economizar, mas posso dizer para vocês que essas gift cards me fazem sentir feliz: ser bem tratado, ser valorizado como cliente e recompensado por isso, e eu até acho que economizo!
Assim é como cupons e gift cards, poderosos e geniais para a retenção de clientes e para fidelizar os mesmos, mas aqui está o segredo: Este é somente um dos muitos usos que tem. Porque quando temos a ferramenta dos pontos no nosso poder podemos usá-la para ativar o que seja. Sim, sim você me ouviu bem: o que seja!
Posso divulgar novos produtos: você outorga pontos extras por comprar esses produtos! Ou pode liquidar estoque também outorgando pontos extras por esses produtos! Mas o melhor: posso fazer pesquisas, investigações, etc.
Seus usos incluem:
- Que os clientes nos escolham no lugar da concorrência
- Que os clientes voltem
- Difundir produtos específicos (lançamentos, etc)
- Fazer investigações entre meus clientes
- Transmitir a sensação de premiação ao cliente
E aqui a novidade: os cupons online crescem: o uso de cupons online aumentou terrivelmente nos últimos anos. Com certeza, isso se explica muito fácil: as pessoas estão online! Então, temos que levar esses costumes à web, a nossas lojas virtuais e onde as pessoas estão!
No ano 2014 foram utilizados 66 milhões de cupons online somente nos EUA. Com certeza, todos estão online e todos têm celulares: o uso do smartphones para a liberação de cupons explode!
Devemos seguir as pessoas, e como sabemos, as pessoas estão no Facebook. De modo que para nosso negócio encontrá-las, que se unam ao nosso programa de fidelidade e que o utilizem com frequência é muito mais simples e barato quando é feito aí!
O “social media cupom” é uma tática inovadora de marketing que nos permite:
- Gerar conversas sobre nossa marca nas redes;
- Direcionar vendas ao local ou a loja online desde o Facebook;
- Construir uma base de dados de fãs com seus gostos e dados de contato;
- Premiar aos fãs que mais participam com nossa marca;
- Acionar provas de produto;
- Medir cada ação e enfocar nas mais efetivas.
Com certeza, ao ser digital tudo é mensurável e isso nos ajuda a investir melhor nosso orçamento.
Finalmente: usemos o Facebook como canal de research e aproveitemos que estamos entregando pontos aí para pedir mais informações e construir uma verdadeira base de dados de intenções de compra!
Depois ativemos essas pessoas para convertê-las em clientes mediante o uso do e-mail marketing com ofertas, campanhas e gift cards na via pública: “Oi Juan, utilize este gift card na sua compra de sapatos pretos” (nós sabemos que o Juan gosta dos sapatos pretos porque ele nos respondeu isso antes).
Este tipo de ação converte muito mais que as tradicionais. E mais se, além disso, damos pontos pela sua compra! 93% das pessoas asseguram que está disposta a usar cupons ou gift cards que recebe por e- mail das marcas.