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Boas práticas para um checkout eficiente

Conversando com algumas pessoas no Twitter listei algumas funcionalidades básicas fazem do checkout um processo otimizado. Aqui vai uma lista de boas práticas (sem ordem particular):

Velocidade. Interrupções depois de clicar no botão comprar/confirmar são a pior coisa que pode acontecer. Demora no carregamento pode ser fator suficiente para denegrir a confiança do cliente no processo de pagamento.

Sem forçar cadastros. Claro, incentivar clientes a se cadastrarem é uma boa ideia, mas não se isso custar a perda de vendas em potencial. É uma barreira clara para as conversões.
Garantia de segurança. Não há dúvida sobre quais marcas são confiáveis de usar e se a informação transmitida é realmente a informação compreendida pelo consumidor, mas isso tem um efeito muito grande durante o checkout.

Formulários de fácil preenchimento. Pessoas odeiam formulários, por isso tornar isso o mais simples possível é a chave do sucesso. Não faça muitas perguntas, não permita armadilhas óbvias e certifique-se que suas mensagens de erro sejam claras.

Resumo do carrinho. Lembre os usuários dos conteúdos de seus carrinhos e o valor total do pedido para que eles não precisem sair do checkout para visualizar essa informação.
Indicadores de progresso. O cliente deve saber onde ele está durante o processo e o que mais ele precisa fazer para completar a compra. Uma forma de fazer isso é oferecer um indicador de progresso na parte superior da página de checkout.

Elimine as distrações. Na etapa do checkout garanta que os consumidores estão focados na finalização da compra e não tenham distrações ou links que levem para fora do checkout.
Vamos ver agora alguns exemplos de checkouts:

Ebuyer

Este checkout peca um pouco por solicitar aos consumidores para fazerem login antes do checkout:
ebuyer checkout

Na sequência ele pede minha data de nascimento – outra desvantagem do checkout.  Esse é um passo desnecessário para continuar o processo do pagamento. O cliente poderia simplesmente começar logo o checkout:

ebuyers checkout 2

No próximo passo ele vai pedir o meu número de telefone, porém não indica que é um campo obrigatório.
Com exceção desses problemas, o checkout é bastante seguro e possui uma gama de opçõies de pagamento ampla e um indicador de progresso bem claro. Infelizmente, o ponto negativo é a página de cadastro que pode gerar muitos abandonos de carrinho.

Wiggle

Wiggle vende equipamentos de ciclismo, itens que eu não conhecia antes. A página de cadastro é bacana, não pede para criar nenhuma conta, mas dá a opção de fazer isso depois.

wiggle

O checkout no geral tem um layout legal, com um carrinho sempre à mostra e resumo dos valores, opções de entrega bem apresentadas, é bem objetivo, com apenas alguns links de ajuda e detalhes de contato. Um live chat no checkout também é uma boa estratégia, no caso desse site estava offline quando eu fui testar.

wiggle 2

Amazon

O checkout da Amazon é fácil, principalmente para os usuários que já fizeram login. Parte do segredo é o grande número de pessoas cadastradas que a Amazon possui, com informações de cartão e endereço o que simplifica muito o processo. Para novos clientes, não é o melhor de todos. Sem dúvida, outros checkouts mostrados aqui são mais fáceis. Ele engana um pouco também, oferecendo a opção de criar uma senha depois para novos usuários e os leva direto para a página de cadastro.

checkout amazon

O checkout funciona bem o suficiente e eu gosto da opção de revisar o pedido antes do final.

amazon 2

Eu gosto de sites como o Fallen Hero que mandam o consumidor direto para a página de checkout, onde ele fornece os dados de endereço e detalhes de pagamento, e acho que os clientes devem ter opções de criar uma conta em algum ponto do processo. Cadastros têm seus benefícios tanto para clientes como para varejistas, o que evita a necessidade de redigitar o endereço e (para muitos sites) dispensa detalhes de pagamento para compras futuras, o que é ótimo para a retenção. E você, qual tipo de checkout tem dado certo no seu e-commerce?