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Black Friday - esteja preparado para o aumento das vendas

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A Black Friday é uma das principais datas para o e-commerce. Vale destacar que o comércio eletrônico não para de crescer — e o primeiro semestre de 2020 foi o recorde em vendas e faturamento da história do e-commerce no Brasil. Por isso, é importante fazer um planejamento para esta data fundamental, para quem está no gratificante e desafiador ambiente do empreendedorismo digital. O planejamento deve iniciar AGORA! Não espere para amanhã. Dessa forma você terá melhores resultados e irá proporcionar uma melhor experiência para o seu cliente.

De olho no checklist

1 – Um aspecto importante a considerar é o desempenho na web

Neste ponto, sua prioridade número 1 é certificar-se de que seu desempenho na web está dentro do normal. Sua loja precisa estar pronta em termos de escalabilidade e estabilidade para lidar com as demandas crescentes em sua infraestrutura web. Acredite ou não, cada milissegundo conta.

As páginas precisam carregar incrivelmente rápido para evitar a frustração do usuário — e, consequentemente, o abandono do carrinho de compras. Toda a equipe deve verificar os carregamentos de página para cada aspecto do seu site. Isso vai desde a renderização de imagens até a facilidade de navegação e o processo de checkout.

Os consumidores priorizam a velocidade do site e a facilidade de navegação acima de tudo. Na verdade, 62% dos usuários esperam apenas cinco segundos ou menos para que um site carregue completamente, de acordo com a pesquisa Imperva / Incapsula eCommerce. E de acordo com o Google, dois segundos é o limite para a aceitabilidade de um site de comércio eletrônico.

2 – Otimize seus produtos

7 em cada 10 compradores não têm certeza do que comprar. Por isso é essencial que você dê aos seus produtos todas as chances de se destacarem. É importante ter certeza de que seus produtos são otimizados para mecanismos de pesquisa e facilmente encontrados em seu site.

3 – Prepare-se com antecedência para clientes que já começaram a pesquisar

Prepare suas vendas da Black Friday o mais cedo possível, e deixe seus clientes e visitantes saberem sobre suas promoções para esta data.

4 – Certifique-se de que sua loja na web esteja otimizada para celular

Um e-commerce que funciona perfeitamente em dispositivos móveis irá beneficiar sua empresa durante todo o ano. Mas é particularmente pertinente para as datas de maior demanda, como a Black Friday.

5 – Estoque

Na web, quantidade é mais importante do que variedade de produtos. Garantir o estoque suficiente é crucial para o sucesso de uma venda na Black Friday. Grande parte da empolgação da Black Friday para os consumidores está no processo de pedido, na caça às promoções. Se você não puder atender à demanda, perderá vendas ou ficará com clientes insatisfeitos.

6 – Crie banners de venda com impacto!

Ao acessar o site, os clientes precisam saber que suas ofertas são por tempo limitado. A melhor maneira de fazer isso é com trabalhos gráficos que traduzem as ações. Seus clientes acessarão seu site em vários dispositivos, por isso é algo a se considerar ao projetar sua campanha para todas as plataformas.

7 – Observar os principais indicadores de desempenho na era do coronavírus

No momento, os líderes de comércio eletrônico estão focados em manter suas margens em um nível substancial. A questão é: como as marcas podem diminuir a rotatividade de clientes, reduzir os custos de aquisição e melhorar o tráfego qualificado para o seu e-commerce?

Os varejistas online devem estar preparados para escalar. Embora as vendas online tenham disparado para muitos varejistas, muitos deles também não estavam preparados para lidar com o aumento do tráfego e das vendas. A capacidade de dimensionar agora é crítica todos os dias, não apenas na Black Friday ou na véspera de Natal.

Para prosperar no clima de varejo de hoje, você deve investir em tecnologias escaláveis ​​para auxiliar nos picos imprevisíveis do seu negócio online. Essa estratégia provavelmente inclui a atualização para uma plataforma de comércio eletrônico flexível, que esteja pronta para escalar com as demandas de tráfego em constante mudança.