Para garantir a entrega de suas mensagens, ao planejar uma campanha de email marketing, além de seguir as boas práticas e enviar mensagens somente para as pessoas que realmente solicitaram, é preciso estar atento à validade dos endereços existentes em seu mailing.
Um dos principais motivos para o baixo índice de entrega “inbox” de uma campanha de email marketing está relacionado à qualidade de sua lista de contatos. De nada adianta construir uma lista com milhares de emails se grande parte dos endereços correspondem a emails inválidos ou inexistentes. Muitas vezes, isso acontece por um descuido das empresas, que não se preocupam em estabelecer um método de controle e atualização de suas listas.
Mas você deve estar se perguntando: Se eu só envio emails para quem se cadastrou no meu site, como esses endereços podem ser inválidos?
A resposta é simples. É muito comum usuários deixarem de usar antigas contas de email. Os provedores observam essas contas e ao constatarem um determinado período de inatividade (esse tempo varia de acordo com as políticas de cada provedor), eles as desativam para posteriormente disponibilizar o mesmo endereço para um novo usuário. Ao perceber que um determinado domínio insiste em enviar mensagens para uma conta inativa, os filtros dos próprios provedores acabam bloqueando os emails provenientes deste domínio. Eles fazem isso pensando em evitar uma sobrecarga do sistema, e não como uma forma de proteção de spam, uma vez que para cada mensagem inválida é necessário que o provedor emita uma “resposta”, informando o erro e essas respostas acabam consumindo a estrutura do servidor.
Para não correr o risco de ser bloqueado ou ter sua reputação rebaixada dentro dos servidores de email, é indicado que as empresas que enviam email marketing façam limpezas constantes em suas bases e separem todos os endereços que não interagiram com as mensagens nos últimos 3 meses. Uma pesquisa realizada pela Marketing Sherpa, empresa especializada no desenvolvimento de pesquisas de comportamento e mercados de Marketing, revelou que ao separar esses emails inválidos, a taxa de entrega pode aumentar de 60% a 99%.
Esses emails não precisam ser excluídos definitivamente, mas é recomendado que eles sejam separados e que deixem de receber suas mensagens. Afinal, mesmo que não sejam contas inativas, no mínimo são de pessoas que não estão mais interessadas em seus conteúdos, não é mesmo?
Nunca se esqueça de que para alcançar bons resultados com suas campanhas de email marketing, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade!