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Atualização da base de dados: o caminho para o sucesso

Depois das campanhas para Black Friday, Natal e Boxing Week e de todos os saldões pós-Natal, o início do ano pode ser uma boa oportunidade para avaliar como anda o “coração” das ações de e-mail marketing: a lista de contatos.

Uma base atualizada é fundamental para a conquista da confiança dos consumidores e, consequentemente, para o sucesso das campanhas. O Brasil está entre os maiores spammers do mundo, por isso, se a lista não for frequentemente revisada para eliminação de usuários desconhecidos, inexistentes e inativos, as mensagens serão consideradas lixo ou spam, não gerando nenhum resultado, além de afetar a taxa de entregabilidade. De nada adianta ter uma base enorme se ela não tiver dados relevantes.

A melhor forma de construir uma base de dados com qualidade e eficiência é utilizar o opt-in, em que a própria pessoa se cadastra para receber conteúdo da empresa, demonstrando interesse na marca e tornando-se um contato importante. Nesse caso, enviar um e-mail de boas-vindas é a chave para cativar ainda mais esse potencial cliente.

Mostrar respeito pelo consumidor é a melhor maneira de conquistar um relacionamento produtivo com o uso do e-mail marketing. A segmentação permite justamente isso: enviar conteúdo personalizado, mostrando que a empresa conhece e preocupa-se com quem recebe as suas mensagens.

Informações como idade e profissião do cliente, produtos de interesse, marcas preferidas, se pratica ou não esporte e quais modalidades estão entre as essenciais para enriquecer sua lista de contatos.

Aproveite o início do ano e invista em uma base limpa e atualizada para garantir que suas campanhas sejam enviadas ao público certo, trazendo, juntamente com as demais estratégias e o planejamento, o ROI esperado pela empresa.