Aprimoramento da logística: serviço de entrega por drones

por Guilherme Reitz Segunda-feira, 18 de abril de 2016

A logística está em constante processo de mudança e aprimoramento para atender às necessidades dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes. Hoje em dia, devido à correria do dia a dia, muitas vezes o cliente não quer se deslocar para adquirir um produto e, por isso, realiza uma compra através de algum meio de comunicação, seja ele smartphone, tablet, computador, etc.

Após realizada a compra online, porém, o cliente precisa lidar com a ansiedade e aguardar pela entrega de sua encomenda, o que pode demorar. Mas e se o produto pudesse ser entregue no mesmo dia através de um drone?

Se você não sabe do que se trata, drones são uma espécie de veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente, capaz de transportar produtos pequenos e leves em curtas distâncias.

Parece ficção científica? Pois saiba que essa realidade pode estar mais próxima do que você imagina. Eles já estão sendo testados para realização de entregas de pedidos e seus desenvolvedores apostam nessa tecnologia como uma solução do futuro para simplificar a logística.

A Amazon foi a pioneira nessa tecnologia, mas hoje em dia esses dispositivos estão em período de testes em empresas de diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Após a efetuação da compra, o cliente pode optar pela entrega convencional ou via drones. Daí, é só aguardar a chegada do seu produto no quintal de casa. Simples assim.

Assista o vídeo abaixo e veja como funciona:

Trata-se de uma opção de entrega muito inovadora e que poderia otimizar bastante o serviço em pequenas distâncias. No entanto, sua implementação não é tão simples, já que na maioria dos países os drones têm enfrentado diversas barreiras burocráticas.

Contesta-se a capacidade de atuação em âmbito urbano, devido aos riscos de queda, roubos, extravios de encomendas e interferências nos voos dos demais veículos voadores. Além disso, a dificuldade de adquirir as licenças necessárias para atuar em meio aéreo, tanto no Brasil, quanto no exterior continua grande.

Será necessário algum tempo até que a tecnologia esteja desenvolvida o bastante para chegar ao nosso cotidiano de maneira efetiva. Enquanto isso, devemos procurar outras maneiras de garantir a satisfação de nossos clientes na experiência de compra.

Já existem diversas soluções capazes de otimizar o processo logístico, basta encontrar a que se enquadra melhor às necessidades da sua empresa.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.