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Tudo que você precisa saber sobre Amazon Sponsored Brands

Por: Bruno Cioffi

Especialista em marketing digital e growth atualmente faço parte da Quartile solução de IA & Machine Learning para e-commerce advertising.

O Amazon Ads, ferramenta de publicidade da Amazon, permite que marcas promovam seus produtos através de anúncios dentro do site ou aplicativo da Amazon.

Desse modo, os anunciantes podem se expor a novos compradores, aumentando a visibilidade de seus produtos e, consequentemente, gerando mais vendas.

O que é Amazon Sponsored Brands?

Amazon Sponsored Brands é um tipo de campanha dentro do Amazon Ads com o objetivo de aumentar a visibilidade e o reconhecimento de marca.

Diferentemente do Sponsored Products, em que só é possível promover um produto por vez, nas campanhas de Sponsored Brands, você pode promover a marca e linhas de produto específicos, customizando o anúncio com o logo da empresa, título, imagens e tendo a possibilidade de redirecionar o usuário para a loja da marca na Amazon.
Os anúncios são baseados em custo por clique, portanto, você pagará somente quando o usuário clicar em seu anúncio.

Requisitos para Sponsored Brands

Por se tratar de anúncio que promove uma determinada marca, a Amazon precisa comprovar que o anunciante possua direito sobre a marca em questão. Com isso, faz-se necessário ter um registro no cadastro de marcas da Amazon.

O cadastro de marcas faz parte do Amazon Brand Registry, um programa que permite um controle sobre a marca em toda a Amazon, além de benefícios exclusivos como ferramentas e relatórios diferenciados.

Onde os anúncios de Sponsored Brands aparecem?

Os anúncios de Sponsored Brands podem aparecer no topo do resultado de pesquisa, ao lado do resultado de busca, entre os resultados de busca e no final da primeira página.

Exemplo de um anúncio no topo da página de pesquisa.

Exemplo de anúncio no final da página de pesquisa

Esse tipo de campanha é muito estratégica, à medida que os anúncios aparecem antes dos produtos patrocinados pelo Sponsored Products ou dos resultados orgânicos, em um posicionamento único a que apenas os anunciantes de Sponsored Brands têm acesso.

Formatos de anúncio no Sponsored Brands

Ao criar uma campanha de Sponsored Brands, existem dois tipos de anúncios: coleção de produtos e destaques da store.

Segmentação no Sponsored Brands

Atualmente, você pode segmentar seus anúncios de Sponsored Brands tanto em coleção de produtos como em destaques da store com as palavras-chave que melhor representam seu produto ou marca.

As palavras-chave podem aparecer em três correspondências: ampla, frase e exata. Os tipos de correspondência permitem que você ajuste quais termos de pesquisa, usados pelos compradores, podem acionar seus anúncios.

  • Ampla: Contém todas as palavras-chave, em qualquer ordem, e inclui plurais, variações e palavras-chave relacionadas.
  • De frase: Contém a frase exata ou sequência de palavras-chave utilizada.
  • Exata: Corresponde exatamente à palavra-chave ou sequência de palavras-chave.

Nos Estados Unidos, a campanha de Sponsored Brands também permite segmentação por produto. Acredito que essa funcionalidade de segmentação de produtos concorrentes deve chegar ao Amazon Ads Brasil em breve (spoiler).

Coleção de produtos

A coleção de produtos é uma ótima opção caso você deseje impulsionar objetos de sua marca que tenham baixo giro tanto organicamente quanto no Amazon Ads. Ao escolher a coleção de produtos, você pode promover três itens usando uma página de destino ou imagens customizáveis.

Página de destino

Dentro da campanha de coleção de produtos, é possível direcionar os usuários para três destinos diferentes:

  1. Loja na Amazon
  2. Nova página de destino
  3. URL personalizada (exclusiva para lançamentos de produtos e ainda em beta. Então não iremos cobrir neste guia)

Página de destino loja na Amazon

O registro no cadastro de marcas da Amazon permite que empreendedores tenham acesso a uma variedade de ferramentas para melhorar sua visibilidade na página, além de criar mecanismos de proteção para a marca e proporcionar uma melhor experiência para o comprador na Amazon.

Entre as ferramentas disponíveis estão as stores (ou lojas na Amazon), que proporciona a criação de um espaço dentro da Amazon para que a marca possa contar sua história, dispor sua linha de produtos e criar relacionamento com os usuários da Amazon.

No anúncio “coleção de produtos”, usuários que clicarem no seu anúncio são redirecionados para sua loja na Amazon, podendo ser a página principal da store ou subpáginas que representam linhas de produto específicas.

No caso da store da Dove, usada como exemplo acima, as subpáginas são indicadas por cada um dos atalhos no menu, como: mais vendidos, banho, limpeza etc.

Criativo na coleção de produtos

Nos anúncios de coleção de produtos, é possível criar um anúncio extremamente personalizado, adicionando o logo da marca, um título, imagem personalizada (opcional) e três produtos da sua escolha, podendo estes serem organizados na ordem que preferir.

Algumas dicas para usar em seu criativo:

Nome da marca e logotipo

  • Preencha toda a imagem ou tenha um fundo branco ou transparente.
  • A imagem deve remeter, com precisão, à marca ou ao produto que você está promovendo.

Título

  • Verifique se há erros de digitação, erros ortográficos e gramaticais.
  • Evite pontuação excessiva, como “!!!” ou “?!”.
  • Evite pontuação aleatória, como “Seu. título.”.
  • Evite espaçamento extra, como “S e u t í t u l o”.
  • Recomenda-se o uso de maiúsculas e minúsculas (exemplo: “Este é um novo título”).

Imagem personalizada

As imagens personalizadas permitem incluir atrativos que representem seus produtos no contexto de uso. Dessa forma, as imagens não devem contradizer a página de destino e devem possuir alta resolução, qualidade e serem esteticamente agradáveis.

Requisitos de imagem para Sponsored Brands

  • As imagens na campanha de Sponsored Brands devem ter tamanho 728×90, 800×90, 300×250, 160×600, 245×135 ou 900×45.
  • Não são permitidas animações.
  • Todas as imagens e vídeos devem ser legíveis e de alta resolução.

Nova página de destino

Ao escolher a opção de nova página de destino, a Amazon cria automaticamente uma landing page (página de destino) contendo os produtos escolhidos no criativo.

Do ponto de vista do criativo, essa modalidade de anúncio é exatamente igual ao anúncio de coleção de produto, contendo o logo e nome da marca, título, descrição e imagem personalizada.

A grande diferença desse tipo de anúncio se dá no local de destino do usuário após clicar no anúncio, como podemos ver na imagem abaixo:

A landing page contém o nome de cada produto selecionado, descrição, preço, reviews e atua como um substituto para a loja da Amazon. A principal vantagem desse anúncio é que o usuário encontra muito menos atrito para realizar uma compra à medida que apenas os produtos selecionados aparecem na página, ressaltando o foco na conversão.

Destaques da store

Com o anúncio destaques da store ou store spotlight, você consegue promover sua loja na Amazon assim como suas subpáginas. Para isso, é necessário ter um logotipo, um título e uma loja na Amazon. Sua loja deve ter uma página inicial e pelo menos três subpáginas, e cada uma delas deve ter um ou mais produtos exclusivos.

A maior vantagem desse anúncio é a possibilidade de mostrar várias opções para o usuário que buscou termos de categoria extremamente amplos, direcionando essa pessoa para uma subpágina que contenha alguns produtos de provável interesse.

Vamos supor que um usuário pesquisou “tênis de corrida”. Por se tratar de um termo muito amplo, em que você não sabe o tipo de produto exato que o usuário busca, o destaques da store promove algumas categorias sua sua loja como: tênis de corrida para longas distâncias ou tênis de corrida para curtas distâncias.

Segundo a própria Amazon, as campanhas de Sponsored Brands redirecionando para a store garantem um retorno 28% maior sobre os gastos com anúncios em comparação com a vinculação a uma página de lista de produtos

Criativo no destaques da store

O criativo no destaques da store é muito parecido com o da coleção do produtos, tendo duas diferenças principais:

  1. Não é possível adicionar a imagem personalizada.
  2. Em vez de selecionar três produtos, você seleciona três subpáginas da sua store.

Janela de atribuição do Sponsored Brands

A janela de atribuição refere-se à como serão contabilizadas/atribuídas as vendas de um anúncio.
No caso das campanhas Sponsored Brands, a janela de atribuição é de 14 dias pós-clique, ou seja, o usuário precisa clicar no anúncio e, caso a compra seja realizada dentro do intervalo de 14 dias, essa venda será atribuída ao anúncio.

Negativação de palavras-chave

A negativação é uma ferramenta das campanhas Sponsored Brands que restringe termos irrelevantes para seus produtos ou marcas.

Assim como você pode adicionar os termos-chave em que gostaria de aparecer com seu produto ou marca, na negativação, existe a possibilidade de selecionar em quais termos você não gostaria de aparecer.

Exata: Corresponde exatamente à palavra-chave ou sequência de palavras-chave.
Frase: Contém a frase exata ou sequência de palavras-chave.

Dicas para começar no Sponsored Brands

  1. Comece com palavras-chave que estão performando bem nas campanhas de Sponsored Products.
  2. Comece segmentando palavras-chave de produtos específicos ou de cauda longa como forma de rentabilizar as melhores oportunidades rapidamente.
  3. Teste os diferentes formatos de anúncio de forma a entender a performance de cada um para sua marca.

Leia também: Quatro dicas para aparecer na primeira página da Amazon