Logo E-Commerce Brasil

Ainda com estoque da Black Friday e do Natal? Queime isso!

Ano novo, preocupações novas? Não precisa ser sempre assim. Como lojista, você pode ter uma preocupação a menos vendendo mais e se- livrando de estoque restante. Por exemplo, aquela mercadoria que ainda tem da Black Friday e do Natal.

A continuação você poderá encontrar algumas dicas que podem ajudar na hora de elaborar seu plano de vendas para a queima do estoque.

1. Planeje o tipo de campanha de acordo com a próxima data de relevância para seu segmento
Por exemplo, se a sua loja virtual vende bebidas, a próxima data relevante pode ser o Carnaval, que está relativamente perto.
Pensando nisso, você pode elaborar uma campanha do tipo “Garanta com antecedência sua bebida para o Carnaval com o melhor preço!”. Isso pode gerar no seu consumidor a sensação de que é uma boa ideia aproveitar essa oportunidade agora.

2. Defina o tipo de oferta sim risco de “pagar para vender”
Apesar de serem similares, há uma diferença entre promoção e liquidação.
Enquanto o objetivo da liquidação é vender o máximo de produtos da loja, a promoção tem o intuito de vender com desconto apenas algumas categorias selecionadas. Por exemplo: se você tem uma categoria de vestidos de verão e está se aproximando do inverno, pode incentivar seus clientes a comprarem com a promoção “pague 1 e leve 2”.
Importante: Antes de lançar uma oferta, calcule o quanto esse desconto vai impactar no seu lucro para que você não corra o risco de “pagar para vender”. O indicado é fazer também um balanço dos produtos em estoque para decidir quais valem a pena entrar em oferta.

3. Trocas, aproveite para vender mais
Trocas são chatas para os dois lados, mas você pode enxergar esse momento como uma oportunidade para se destacar. Provavelmente, o cliente que comprou algum produto no seu e-commerce gostou de mais itens além do adquirido e já tem a confiança na sua marca.
Aproveite a oportunidade para oferecer um bom e rápido atendimento ao cliente durante a troca e sugira os produtos em oferta da sua loja virtual. Além de ajudar a reduzir seu estoque, você poderá enviar os produtos juntos com um único frete.

4. Pense em uma campanha de descontos para clientes fiéis
Valorize seu cliente e dê motivos para ele voltar a comprar no seu e-commerce. Você pode fazer isso com um programa de pontos ou mesmo enviando descontos por e-mail marketing junto com as novidades da sua loja virtual. Pense em uma campanha de descontos vantajosa para os dois lados e que inspirariam seus clientes a comprarem novamente.

5. Divulgue em diferentes meios
Quanto mais pessoas souberem das ofertas da sua loja, mais chances de você conseguir vendas. Por isso, a melhor forma para anunciar é divulgar em diferentes meios.

Se você ainda não utiliza o Mercado Livre ou comparadores de preços como o Buscapé e o Google Shopping, pode ser uma boa ideia explorar esses canais.

Se você tem loja virtual na Nuvem Shop pode integrar sua loja com o Achieve Leap e vender seus produtos em importantes marketplaces, como Extra e Submarino.

Fora isso, aproveite para divulgar gratuitamente suas ofertas nas redes sociais onde seus clientes estão presentes em maior peso.

Por tanto, se você está pensando em renovar os produtos da sua loja virtual, realizar uma queima de estoque pode ser uma maneira eficaz para aumentar suas vendas mesmo fora do período sazonal. Existem muitas formas de fazer isso, mas em todas elas você deve se preocupar em se organizar e planejar o meio mais eficiente de acordo com o segmento do seu negócio online.