Ao imaginar uma estratégia de sucesso para loja virtual, devemos lembrar que na navegação o cliente deve sentir-se confortável e atraído pelos produtos ofertados. O site deverá encantar e despertar a necessidade de compra aos visitantes. Diversos fatores deverão influenciar na decisão da compra; um deles é a qualidade no cadastro dos produtos, que deverá ter padronização. É muito desconfortável navegar em uma loja que não possui padrão, é como adentrarmos em uma loja física, completamente bagunçada e não localizarmos o produto desejado.
Para tanto, elencamos abaixo, pontos que deverão ser avaliados no cadastramento de produtos:
Árvore Mercadológica: O site deverá possuir uma categorização simples e clara, que facilite a localização do produto desejado pelo cliente. Uma dica é cadastrar uma árvore mercadológica, que ofereça menos cliques para a localização dos produtos.
Categorização: Os produtos devem ser categorizados corretamente e de forma estratégica, para facilitar sua localização. Imagine uma loja física, onde seus produtos não são agrupados corretamente com produtos similares… Provavelmente deixará de ser vendido.
Nomenclatura: A nomenclatura do produto é importante para persuadir o cliente na compra. O produto deve possuir em sua nomenclatura suas características mais importantes, tais como: modelo, marca e especificações técnicas. Devemos nos colocar no lugar do cliente e imaginar como ele buscaria o produto em uma loja física.
Imagens: A exibição da imagem deverá seguir um padrão de qualidade real, pois ela será a vitrine da sua loja virtual. Os produtos deverão ser exibidos em diversas formas para facilitar na decisão de compra do cliente.
SEO e Meta tags: O SEO (Search Engine Optimization) é muito importante para fazer com que o seu site possua relevância nos buscadores. Para isto é necessário desenvolver conteúdos originais, pesquisas para identificar quais os termos mais buscados pelos usuários e desenvolver urls amigáveis. Quanto mais conteúdo o site possuir, mais relevância ele terá!
Busca: Fazer pesquisas para definir quais termos são utilizados pelo cliente para buscar um determinado produto faz com que o site seja eficiente para o consumidor. Esta pesquisa consiste no estudo do comportamento do consumidor e pode ser feito através de ferramentas que apresentam os termos mais buscados no site e na internet em geral.
Descrição Comercial e Técnica: Todos os produtos devem possuir a descrição comercial para persuadir o cliente na compra. As especificações técnicas também são importantes para informar ao clientes quais são características e funcionalidades dos produtos.
Manter a qualidade no cadastro de produtos exige grande esforço, mas traz bons frutos ao site!
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