A importância de se trabalhar com nichos de mercado no marketplace

por Gustavo Perina Quinta-feira, 29 de abril de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Como sabemos, a Internet tem contribuído de forma positiva para todo tipo de marca e nichos de mercado se destacarem. Vender no marketplace não é uma tarefa fácil, porém você pode ter bastante sucesso. E para isso a sua estratégia precisa ter qualidade.

Nos últimos anos, estar presente no comércio online tornou-se essencial para grande parte das empresas. Afinal, a quantidade de benefícios trazidos por este canal de vendas foi simplesmente surpreendente.

Em 2021, a aderência ao comércio online cresceu ainda mais. Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, o ano que vem promete avanços e mudanças ainda mais importantes.

Sendo assim, destaco neste artigo a importância de trabalhar nos nichos de mercado — e como eles devem impactar o seu negócio no marketplace.

Vender em marketplace e os nichos de mercado

Como sabemos, hoje em dia é muito mais comum as comprarem pela internet — e isso ocorre tanto pela praticidade quanto pela diversidade de opções de produtos e empresas.

Esse cenário, portanto, impulsionou novas maneiras das empresas gerenciarem suas atividades. Afinal, a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e estratégias.

Criar um marketplace de nicho pode ser uma ótima estratégia para alavancar o seu negócio de forma mais rápida. Isso porque focar em atender demandas em um nicho de mercado é muito mais fácil do que abraçar vários segmentos ao mesmo tempo.

Com as medidas de isolamento para enfrentar a pandemia, mais do nunca é preciso apostar nas vendas online para garantir a saúde do seu negócio. E uma das ferramentas que podem ajudar a alavancar esse tipo de negócio é o marketplace de nicho.

Vantagens para quem quer vender em marketplace de nicho

A presença cada vez maior das empresas no ambiente digital tem dado novos rumos para a comunicação. Isso ocorre justamente porque ela visa a instantaneidade junto à qualidade e à interatividade.

E não para por aí. A criação de processos de trabalho apoiados em tecnologias que atravessam as fronteiras organizacionais representa, inclusive, avanços nos projetos comerciais, que podem tornar a empresa mais ágil e lhe permitir acompanhar certas mudanças.

Atinja mais pessoas

O conceito de marketplace de nicho pode ser definido como um site na Internet onde as empresas expõem e vendem seus produtos ou serviços para um determinado público específico.

Temos como exemplo a diferença entre uma loja que vende apenas sapatos e uma loja que vende sapatos ecológicos. A primeira loja seria um marketplace amplo, onde consegue atingir todos os tipos de público dentro de um só lugar. Enquanto a segunda é o marketplace nichado, atingindo o público mais alternativo, que se preocupa com o meio ambiente na moda.

Hoje em dia as pessoas buscam por comodidade e agilidade. Portanto, posso dizer sem dúvida nenhuma que a comodidade de comprar, pagar e receber sem sair de casa é muito vantajosa. Principalmente em um lugar onde você pode comparar preços, avaliações de produtos e tempo de entrega.

Invista menos

O investimento em um marketplace é baixo se comparado a uma loja virtual.

Tudo o que você precisa se preocupar em um marketplace de nicho é providenciar a documentação que a plataforma do marketplace pede no seu cadastro. Terá também que destinar a sua comunicação para o seu público-alvo e lutar para estar no ranking de produtos da plataforma — para garantir descontos e benefícios.

Ofereça um diferencial competitivo

Todos nós sabemos que, atualmente, cada vez mais os marketplaces exigem que os lojistas invistam em entregas diferenciadas e rápidas.

Um marketplace de nicho, no caso, deve se diferenciar dos demais. Afinal, deve oferecer aos lojistas que compram de atacado (assim como aos compradores) produtos, preço, qualidade do serviço e atendimento melhores que a própria plataforma.

Escolha um bom nicho

Escolher um bom nicho e oferecer um diferencial — seja o modelo de oferta, preço, tipo de público ou qualidade — torna a conquista de segmento muito mais fácil.

Além disso, investir na criação de um marketplace de nicho pode ser muito positivo para o projeto crescer mais rapidamente.

Lembre-se de que em alguns nichos a concorrência pode ser grande. Por isso, o modo como o seu marketplace de nicho é visto pode ser um grande diferencial competitivo. Afinal, o consumidor consegue baixar e comparar uma extensão de mercadorias que ele esteja procurando com apenas um clique.

Assim, é possível perceber que trabalhar com nichos específicos dentro de uma grande plataforma (que é o marketplace) pode ser vantajoso para aquelas que procuram agilidade e preços acessíveis. O marketplace de nicho é uma ótima alternativa para quem quer ingressar ou já está no mercado — nunca é tarde para ver novos meios de garantir boas vendas!

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