A aguardada Black Friday vem aí. Seu e-commerce está preparado?

por Sidney Zynger Segunda-feira, 21 de setembro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

2020 está sendo um ano de pandemia, recessão econômica e crise política no Brasil. Ainda assim, a Black Friday já desponta no horizonte como uma oportunidade para lojistas venderem mais. E, claro, para o consumidor fazer compras com valores especiais.

A data deve sofrer impacto na média de gasto nas compras da campanha. Porém, terá aumento de vendas nas lojas virtuais em comparação com o comércio físico por conta do distanciamento social — que, ao que tudo indica, muitas cidades ainda estão fazendo. Portanto, estima-se que o tão esperado dia 27 de novembro ainda seja uma grande data para vendas da internet.

Estes meses que antecedem a Black Friday são importantes para organizar o negócio a fim de ter sucesso nas vendas. Atente-se ao mote de comunicação e pense como um cliente que está em busca dos produtos que deseja. Reforço a importância em deixar claro quais as vantagens da Black Week, que compreende toda a semana da campanha.

Costumo recomendar algumas dicas fundamentais para começar a pensar na Black Friday. Entre elas, estão:

  • – preparar o estoque;
  • – fazer os pedidos aos fornecedores com antecedência;
  • – verificar quais produtos serão protagonistas na campanha;
  • – e quais podem ser liquidados do estoque.•

A construção da comunicação não acontece de um dia para o outro. Por isso, é importante deixar tudo estruturado e ir preparando seu consumidor aos poucos, mantendo-o atento às suas novidades. Veja algumas ideias que separei para iniciar a preparação do seu e-commerce para a Black Friday:

Organização

É sempre básico iniciar uma campanha de vendas colocando a “casa em ordem”. Aposte na automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online. Com isso, ganhará mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irão colocar seu negócio em destaque. A Black Friday teve início no Brasil em 2010. Desde então, representa uma parcela importante das vendas no e-commerce nos meses finais do ano. Vale deixar tudo em ordem para não ter problemas na operação.

Comunicação

Como sabemos, a internet é fonte de oportunidades incríveis para vendas, mas também de muita concorrência. Minha dica é antecipar a comunicação e fazer o cliente associar a venda de determinado produto à sua loja. Aposte em comunicação omnichannel: redes sociais, loja virtual, marketplaces, e-mail, etc. Mostre que seu negócio adere aos descontos e exemplifique com produtos interessantes. Seja claro e verdadeiro na comunicação e ganhará a fidelização do cliente.

Atendimento de excelência

É marca registrada do consumidor de e-commerce pesquisar bastante antes de efetuar uma compra pela internet. Na campanha da Black Friday não é diferente. Afinal, praticamente todos os sellers estão com promoções e descontos. Por isso é importante oferecer diferenciais, como bom atendimento e agilidade no retorno ao cliente — o cliente perceberá a sua reputação. Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra.

Veracidade nas informações

A internet é cheia de campanhas que não refletem um real desconto ao consumidor. Por isso, aproveite para demonstrar confiança ao cliente ao informar seus descontos e promoções. Outros fatores que interessam o cliente é o frete e o prazo de entrega. Eles aparecem como diferenciais no momento em que todos os lojistas estão querendo vender com preços atrativos. A experiência de compra — que inicia na pesquisa pelo produto e vai até o recebimento do produto comprado em casa — mostra sua importância para gerar mais valor à sua loja.

Planejamento

É nestes momentos que as lojas se fortalecem perante o consumidor. Por isso, organizar a logística de entrega e manter o frete dentro do prazo esperado é fundamental. Negocie antecipadamente com as transportadoras para a logística ocorrer da melhor forma. Lembre-se: com o maior volume de entregas na Black Friday, é comum ter alguns atrasos.

É importante olhar para a Black Friday como uma oportunidade de vendas. Mas coloque o cliente em primeiro lugar e planeje cada passo para tornar a campanha um sucesso também de satisfação. Definição de preços, atendimento, pós-venda… Tudo deve estar alinhado desde os meses que antecedem para a campanha gerar bons resultados. Um dos reflexos da pandemia e do isolamento foi a entrada de (muitos) novos empreendedores neste ano. O cliente buscará, além de preço, navegabilidade, atendimento e prazos interessantes.

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