- Avaliações de produtos aumentam as vendas em 18%;
- Consumidores que leem avaliações têm 105% mais probabilidade de fazer uma compra, mesmo que a avaliação seja ruim!;
- Consumidores confiam em avaliações 12x mais do que na descrição da loja/fabricante;
- 85% dos consumidores leem pelo menos 10 avaliações antes de realizar uma compra;
1. Envie e-mails de acompanhamento para seu cliente
Esse é um método direto, simples e honesto. Envie para o seu consumidor um e-mail com a descrição de sua compra. O melhor momento para enviar esse e-mail é logo após o produto ter sido entregue ao cliente, para que ele possa abrir e testar o produto. As políticas de acompanhamento da Amazon são assim: São proibidas, comunicações por e-mail não solicitadas com usuários na Amazon.com, que não sejam extremamente necessárias para o cumprimento da ordem e serviço ao cliente relacionado; e comunicações por e-mail que contenham comunicação de qualquer tipo (incluindo no âmbito das comunicações de outra forma permitida) de comercialização. Tenha em mente, que, seu e-mail deve ser não vendável e relacionado ao produto. Aqui estão dois serviços para otimizarem e automatizar esse processo: Feedback Genius e Feedback Five.2. Coloque informação nos produtos
Incluir uma nota ou um flyer com seu produto é fácil e barato. Mesmo se o produto for FBA (fulfilled by Amazon), você pode incluir material escrito junto da embalagem ou dentro da caixa. O propósito da sua nota deve ser simples, prover um serviço excepcional com ou sem o pedido de avaliação. Se você tiver feito seu trabalho e entregue um serviço excepcional, o comprador tenderá a deixar uma avaliação.3. Dê produtos grátis em troca de avaliações
Diversas das técnicas que eu descrevi acima são feitas sobre um modelo gratuito. Você pode dar brindes e/ou produtos gratuitos, em troca de uma avaliação de seu consumidor. Esse método de solicitar uma avaliação é muito popular, mas comumente aplicado com erros. Aqui estão dois erros comuns:- Oferecer compensações pela revisão. O produto gratuito por si só é a compensação;
- Pedir por uma a avaliação de cinco estrelas;
4. Identificar e contactar clientes review-ready
As pessoas que possivelmente deixarão uma avaliação no seu produto são aquelas que já avaliaram algum produto na Amazon. Como você encontra essas pessoas? Aqui está o processo:- Abra sua página de produto na Amazon;
- Veja a sessão com o título “Pessoas que compraram esse item também compraram” e “Pessoas que viram esse item também gostaram…” (disponível apenas em alguns itens);
- Dentro dessas duas sessões, uma nova aba com produtos similares será aberta;
- Role para a sessão de avaliações, clique em “Veja todas as avaliações”. Você deve ver todas as avaliações com opções de filtros;
- A lista de avaliações é sua fonte de avaliações para seus produtos. Clique no nome do avaliador. Alguns avaliadores fornecem seus endereços de e-mail em seu perfil, isso permite que você faça contato com eles diretamente. Alguns inclusive fornecem parâmetros de como fazem avaliações, incluindo o tipo de produtos que eles costumam avaliar;
- Ofereça a essa pessoa um produto gratuito em troca de uma avaliação;
5. Encontre os top avaliadores e peça uma avaliação
Algumas pessoas fazem do seu hobby uma forma de ganhar dinheiro, e com avaliação de produtos não é diferente. Aqueles identificados como “Hall of Fame” ou “Top 10 Avaliadores” são mais passíveis em deixar uma avaliação completa e concisa, mesmo que não seja cinco estrelas. Quem são essas pessoas? Amazon te conta isso facilmente. Você pode encontrar informações e o contato clicando no nome de cada avaliador. Esses avaliadores esperam ser solicitados por revisões. Geralmente, esses avaliadores são profissionais sérios ou fãs devotos.6. Encontre blogueiros de nicho para avaliar seus produtos
Todo nicho tem seus influenciadores, são aquelas pessoas que constroem uma audiência através de avaliação de produtos. Desde produtos tech até sub-nichos mais perdidos, tudo o que você precisa é do Google e alguma paciência.- Procure por nome de produtos (palavras-chave de cauda longa) no Google, e olhe especificamente por blogs que discutem e avaliam o produto;
- Entre em contato com o blogueiro, e pergunte a ele sobre avaliações de produtos. Prontifique-se a enviar uma amostra grátis para que ele possa testar e avaliar;
7. Use a busca do Twitter
As funcionalidades avançadas de busca do Twitter transformam o trabalho, deixando fácil encontrar o que deseja. Nesse caso, avaliadores para o seu produto. Tente isso:- Digite o nome do seu produto no campo “Qualquer uma dessas palavras”. Se o seu produto tem um nome muito específico, use “Exatamente essa frase” ou “Qualquer uma dessas palavras” para filtrar a sua busca;
- Procure por “#productreviews” ou “avaliadoresamazon” para encontrar usuários avaliando produtos;