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6 novas ferramentas de mídia social para marketing utilizadas pelos profissionais

As mídias sociais estão transformando o modo pelo qual as marcas fazem a sua divulgação online. Na verdade, é seguro dizer que as mídias sociais já fizeram grandes alterações no funcionamento das coisas.

Novas plataformas estão surgindo e continuam a mudar a forma pela qual nos comunicamos. Essas mudanças afetam tanto o modo pelo qual as marcas divulgam a sua mensagem quanto o modo pelo qual seus fãs respondem.

Com essas novas plataformas, surge um punhado de novas ferramentas para auxiliar os profissionais do marketing a interagir com o público de forma criativa e, ainda, manter um histórico de seus esforços. Para acompanhar as últimas tendências das mídias sociais, é hora de revisar e atualizar o seu kit de ferramentas, identificando as que você deve manter, aquelas que você precisa descartar e quais novas ferramentas podemos adicionar para dar um impulso aos nossos esforços nas mídias sociais.

Eis aqui a minha lista mais essencial das melhores ferramentas que todo profissional do marketing deveria estar usando em 2016.

 

  • Buffer

 

Com sua interface limpa e suas opções simples de análise, o Buffer vence por pouco o Hootsuite como a minha ferramenta preferida de agendamento para publicações em redes sociais. Você pode compartilhar conteúdo por várias contas e redes, tudo centralizado no mesmo painel.

Uma extensão do Chrome torna ainda mais fácil compartilhar, simultaneamente, no Facebook, Twitter, Pinterest, Google+ e até no LinkedIn.

 

  • Social Clout

 

É ótimo compartilhar conteúdo e ganhar likes. Na verdade, isso pode ser até bem viciante. Mas, para realmente saber quais posts despertam um maior engajamento do público e são mais eficazes, precisamos observar para além das medidas supérfluas e nos concentrarmos naquelas que realmente importam.

Entre no Social Clout, uma ferramenta de análise das mídias sociais desenvolvida especificamente para medir o engajamento e calcular o ROI dessas mídias. O Social Clout lhe mostra quais setores demográficos possuem o maior engajamento e quais plataformas são as melhores para fazer conversões, e em quais períodos.

 

  • Feedly

 

Coloque a sua concepção de ideias no piloto automático com o Feedly. Para configurá-lo, basta adicionar os feeds RSS dos seus escritores e blogs favoritos e o Feedly vai criar uma revistadiária com todo esse conteúdo, organizada por tópicos.

Além disso, o Feedly é uma excelente forma de saber sobre o que os influenciadores de um nicho estão falando, para que você possa participar da discussão e estar atualizado com as últimas tendências do mercado. Estar a par dos últimos acontecimentos é um bom guia para montar a sua estratégia de conteúdo e o seu cronograma de postagens nas mídias sociais.

O bom desse app é que ele se integra com as ferramentas de agendamento como o Buffer e o Hootsuite, então você pode compartilhar e agendar posts diretamente do mesmo painel central. No meu próprio trabalho, o Feedly me economiza horas de tempo e energia de ficar vasculhando posts das mídias sociais para encontrar um conteúdo bom.

 

  • Canva

 

Eis o que muitas pessoas não sabem sobre mim: eu sou péssimo em design gráfico. (design de blog é outra história).

Isso é especialmente verdade no que concerne a escolher e editar fotos para o meu blog. Felizmente, existe uma ferramenta feita especialmente para quem não é designer: o Canva.

O Canva é a minha ferramenta favorita para criar imagens impressionantes para posts em mídias sociais. A criação de imagens fica tão fácil que até um profissional de marketing muito amador é capaz de fazê-lo. Utilizando os vários modelos, fontes e cores do Canva, tudo o que você precisará fazer é arrastar os elementos da imagem e soltá-los no lugar que você deseja.

O Canva é gratuito, mas não se deixe enganar por isso. Apesar da sua gratuidade, sites grandes como o Buzzfeed utilizam o Canva para criar imagens para os seus posts (o qual, da última vez que verifiquei, atrai quase meio bilhão de visitas por mês).

 

  • Socedo

 

Campanhas de mídia social possuem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e todas elas precisam estar coordenadas para que a campanha seja bem sucedida. Seja você um empreendedor ou um profissional de mídia social, nunca há tempo o bastante no seu dia para gerenciar todas essas coisas enquanto, além disso, você fica em busca de novos clientes.

O Socedo é uma ferramenta geradora de demanda B2B que faz a maior parte do trabalho pesado pra você. Ele automatiza a criação de leads, encontrando e adquirindo os leads visados em diferentes canais de mídia social. Dessa forma, você pode se concentrar em aumentar o ROI (vendas e receita) sem ficar esbarrando em tarefas pequenas e repetitivas.

Utilizando uma combinação de palavras-chave e critérios demográficos, o Socedo encontra e atrai prospectos por todas as maiores redes sociais. Enquanto a maioria das plataformas geradoras de demanda se concentram no e-mail, o Socedo é um dos poucos que faz um marketing direto com o consumidor (outbound prospecting) por meio de mídias sociais.

 

  • Edgar

 

Já reparou que pessoas influentes como Tim Ferriss, Gary Vaynerchuk e o Richard Branson frequentemente compartilham seus conteúdos antigos?

Apesar de essa prática parecer redundante ou até mesmo irritante, o fato é que posts antigos despertam um alto interesse e recebem um bom envolvimento do público quando compartilhados. Essa é uma prática inteligente.

Em primeiro lugar, os perfis de mídias sociais ganham e perdem seguidores ao longo do tempo. Compartilhar novamente um conteúdo antigo é uma excelente forma de exibir as suas melhores coisas para os novos seguidores. Em segundo lugar, mesmo os fãs mais ardorosos não ficam online o tempo inteiro. Compartilhar conteúdo regularmente é uma forma de alcançar os públicos em horários diferentes ao longo do dia.

Dito isso, nem sempre é fácil saber qual o melhor cronograma de mídias sociais para o conteúdo antigo e o novo. Mas o Edgar sabe, e ele compartilha o seu conteúdo nos períodos em que é mais provável que ele desperte o interesse do público. Essa ferramenta forma categorias de todo o seu conteúdo por tópicos e pelo público alvo, e assim determina quais posts recebem as melhores reações de quais usuários.

Mas não para por aí. Depois de postar novamente esse conteúdo antigo, a ferramenta o coloca de volta no fim da fila de postagens, e assim ele será compartilhado novamente depois que o mesmo tiver sido feito com todo o resto do seu conteúdo. O resultado é um estoque infinito de posts de mídias sociais que são compartilhados e recompartilhados continuamente, sem que você precise fazer o menor esforço.

Conclusão

Em 2016, os profissionais do marketing de mídia social podem escolher entre milhares de ferramentas para ajudá-los a simplificar as suas campanhas nas mídias sociais. No entanto, é importante não ficar emperrado na ansiedade de ter que escolher, cedendo ao sentimento de que você deve aprender tudo ao mesmo tempo.

Essas seis ferramentas de mídia social dão conta do essencial do marketing nas mídias sociais, acrescentando eficiência e potência para todo mundo, desde o freelancer que trabalha por conta própria até as grandes agências de mídias sociais. Você está pronto para testá-las?