A partir do final de julho, já começaram os preparativos do e-commerce para as vendas de Dia dos Pais. Com um ticket médio na casa dos R$424 no ano passado e um faturamento de R$1,51 bi, a data é importantíssima para os lojistas e requer antecipação no planejamento e boas estratégias para ofertar produtos com os melhores preços do mercado.
O preço, afinal de contas, não pode ser baixo demais, a tal ponto que comprometa a sustentabilidade do negócio, e nem ser alto demais e pouco competitivo, a tal ponto de perder mercado para os concorrentes. Como mensurar esses pontos e surfar numa boa onda nesse período? A reposta é simples: com conhecimento, planejamento e recursos que te posicionem melhor e mais rapidamente que os concorrentes.
1 – Conhecimento do mercado e do seu produto
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo que envolve seu segmento de mercado. Sério mesmo: dedique-se a entender o que é seu produto, qual o custo de produção e aqueles associados ao comércio dele (estoque, transporte, recursos espaciais e humanos, impostos, etc).
Conheça também seus concorrentes, entenda como eles ofertam o mesmo produto ou semelhantes ao seu. Conheça seu consumidor e suas expectativas com o produto e qual a percepção de valor dele em relação ao que você oferece.
Pronto? Entendeu tudo? Então é hora de definir o seu preço mínimo e máximo para cada produto que oferece: até qual valor você acha possível vender o produto nesse período do ano? Qual o valor mínimo que pode oferecê-lo? Isso é essencial para não “jogar” com o preço e fazer apostas erradas e precipitadas.
2 – Planejamento das estratégias de precificação
Tenha em mente quais concorrentes competem diretamente com você. Quais são aqueles cujos movimentos de alteração de preço interferem na hora no seu negócio?
É preciso saber quem monitorar com muita atenção e cuidado: quem compete, mas de forma menos agressiva, e quem definitivamente não é um concorrente seu. Isso, claro, vai além de uma percepção rasa sobre o segmento ou o produto: nem todo mundo que se insere em seu segmento fala com o mesmo perfil de público (sexo, faixa etária, escolaridade, costumes) que o seu.
Nem todo mundo que oferece o aparelho de celular “x” fala com o mesmo público também: alguns o compram à vista, outros tendem a parcelá-lo em duas vezes e outros ainda em doze vezes sem juros. Isso tudo também diz muito sobre como se posicionar e para quem se posicionar nas ações do Dia dos Pais.
3 – Recursos para executar ações rápidas
Como muitos lojistas tendem a fazer boas ofertas de preço para atrair novos clientes em um período de alto volume de compras de presentes, então, ser ágil para aplicar ações de preços é fundamental.
Com isso, vale utilizar recursos tecnológicos que te permitam acompanhar rapidamente todos os concorrentes que deseja e, sobretudo, tomar ações muito rápidas, como baixar ou subir um pouco o preço, ganhando pela demanda ou pela margem de lucro respectivamente. Já existem ferramentas bem legais nesse sentido e que permitem o monitoramento de concorrentes e a precificação automática. Elas permitem ações como, por exemplo, subir o preço quando os concorrentes estiverem sem estoque para ele, ou ajustar o preço automaticamente mantendo-o poucos centavos ou percentuais abaixo do praticado por determinados lojistas.
Enfim, recursos de tecnologia são um adicional para quem quer ganhar em números de cliente ou em margem de lucro, mas compreendendo e identificando oportunidades reais no mercado que os impulsione a executar uma ação que favoreça a lucratividade.
Adotar processos que envolvam o conhecimento, planejamento e recursos que abram sua percepção, definam suas ações e permitam com que elas sejam tomadas rapidamente irá ajudar o lojista a manter os melhores preços no Dia dos Pais e manter-se quilômetros à frente dos concorrentes.