Logo E-Commerce Brasil

Magento, uma boa solução de e-commerce

Estou desenvolvendo alguns sistemas, nesse semestre, utilizando a plataforma de comércio eletrônico Magento. Também tenho percebido alguma movimentação sobre isso e acredito que, logo, várias lojas virtuais vão utilizá-la.

Muitas pessoas têm me perguntado sobre essa solução, então resolvi preparar uma rápida apresentação do Magento e, em seguida, vou falar das funcionalidades mais avançadas.

O Magento é uma solução open-source que promete flexibilidade e design moderno para os novos projetos de comércio eletrônico. Uma de suas vantagens é a possibilidade de gerenciar várias lojas em um mesmo ambiente de administração. Mas são N as vantagens, e vou falar mais sobre elas em outros artigos.

Apesar de ter apenas dois anos de vida, a Magento já é considerada a melhor ferramenta de comércio eletrônico em código-livre no mundo, haja vista os usuários de OSCommerce que estão migrando para ela, com diversas funcionalidades, e também de acordo com regras de otimização para mecanismos de busca como o Google e Bing. A comunidade Magento no Brasil está em franca expansão e espero que as grandes escolas e faculdades de tecnologia ofereçam cursos e workshops para que o programador brasileiro possa se aprimorar e dar também a sua contribuição para a comunidade internacional, já que somos conhecidos por nossa criatividade e engajamento no desenvolvimento de softwares livres.

Temas e Estilos

A possibilidade quase ilimitada de criação de temas e estilos para os mais diversos fins vem da estruturação das funções em blocos de layout e lógicos. Os blocos são utilizados pelo Magento para distinguir as várias funcionalidades do sistema e criam uma maneira mais clara para a sua gestão e personalização. Existem dois tipos de blocos e eles trabalham juntos para criar o visual de saída observe abaixo:

  • Blocos estruturais

São criados com o único objetivo de atribuir uma estrutura visual para armazenar uma página, como cabeçalho, coluna da esquerda, coluna da direita e rodapé.

  • Blocos de conteúdo

São os que produzem o conteúdo estrutural. Eles são representações de cada recurso da funcionalidade em uma página e empregam modelos para gerar arquivos (X)HTML que serão inseridos em sua matriz estrutural.

Exemplos:

  • Lista de categorias
  • Mini carrinho de compras
  • Produto e listagem de produtos
  • Sistema de tags, etc

Conheça

Veja alguns sites desenvolvidos em Magento:

Para fazer o download da solução: www.magentocommerce.com/download

Espero que vocês tenham realmente conhecido e aprendido um pouco mais sobre o Magento. Utilizem a seção de comentários para apresentar alguma dúvida ou sugestão.

Obrigado e boa sorte a todos.