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Funil de vendas: seu e-commerce ainda não usa?

Por: Amauri Pferl

Empresário/Empreendedor a 35 anos e os últimos 20 anos dedicados a Negócios Online. Meu primeiro negócio foi aos 19 anos, um mercado, depois uma agropecuária em seguida uma cerealista, distribuidora editorial, distribuidora de bebidas, importadora e varejo de departamentos. Em 1998 peguei meus primeiros domínios web. Lancei meu primeiro e-commerce de serviços sem 2003, pioneiro em serviço de recargas online para celulares e cartões telefônicos virtuais. Em 2005 lancei meu segundo e-commerce de produtos importados, materiais de construção, ferramentaria, maquinários, lazer, caça, camping, por volta de 35 mil itens, ambos vendidos em 2015. Atualmente transmitindo meu conhecimento sobre o “mundo dos negócios online e offline” e dirijo uma Entidade de Apoio a Empresários e Empreendedores.

Você ainda não usa o funil de vendas na sua loja virtual ou na sua estratégia? Então saiba que está perdendo, e muito! Funil de vendas é uma das melhores estratégias para você vender produtos e serviços.

Tudo começa na compra do tráfego, levando o cliente ou lead para uma página de captura — ou landing page, como mostrado nos passos a seguir:

  • Comprar tráfego (Facebook e Google, mas preferencialmente o Facebook. Isso porque só ele tem informações detalhadas);
  • Página de captura (composta por uma redline, oferta, formulário de captura e botão de ação);
  • Segunda página de confirmação de e-mail (Double opt in — confirmação de e-mail para evitar spam);
  • Após confirmar e-mail, é levado para uma página de obrigado e disponibilização da oferta;
  • Neste próximo passo entra em ação uma sequência de e-mails com autoresponder. A cada ação do lead ou cliente, o mesmo permanece na lista, muda de lista, recebe novos conteúdos e ofertas de acordo com a sua estratégia. Tudo isso automatizado e configurado previamente, podendo ser alterado e mudar a estratégia a qualquer momento;
  • Agora com cliente/lead na sua lista iniciam-se novas campanhas, com novas páginas (subdomínios ou novos domínios) de vendas de produtos ou serviços. Há novas headlines, botões de ação, páginas de ofertas, supercheckout, com upsell, down sell, cross sell e inúmeros recursos e ferramentas, utilizando vídeos, vídeos animados, copy, gatilhos mentais etc.

Assim, um funil de vendas pode levar seu e-commerce — de produtos, serviços, cursos, infoprodutos etc — ao nível mais alto.

Ferramentas do funil de vendas

Mas além disso existem várias outras ferramentas que contribuem (e você vai precisar). Como por exemplo:

  • Vídeo animado, ferramenta super importante que substitui o humano na apresentação/venda de produtos e serviços;
  • Chatbot para redes sociais;
  • Chatbot para seu website;
  • Webinar para conquistar mais;
  • YouTube para demonstrar, comprovar, ganhar visibilidade, autoridade e a rentabilidade que você nem imagina (há casos em que o lojista abandonou o negócio físico porque o YouTube passou a ser seu negócio principal).

Outra opção que não vejo ninguém usando, talvez por falta de conhecimento

Criar um site de serviços como por exemplo classificados ou vagas de empregos, dependendo do seu ramo, para seus clientes venderem produtos relacionados de forma gratuita. Isso é muito fácil (e de graça!). Você não gasta um centavo, a não ser se queira comprar um domínio. Mas a recomendação é que faça um subdomínio (consumo de recursos e espaço de armazenamento para isso revela custo baixíssimo). Como assim, Amauri?

Exemplo

Digamos que seja um subdomínio classificados.sualoja.com.br. Nele, seus clientes poderiam anunciar seus produtos usados ou que queiram trocar (o que não serve para um serve para outro).

Dessa forma, toda sua clientela poderia contar com este serviço, além de comprar com você. Veja os benefícios e ações:

  • Mais um site trazendo tráfego orgânico para sua loja, alimentado (conteúdo inserido) por seus clientes;
  • Relevância para buscadores como Google, já que seu site passa ter inúmeras urls relacionadas a seus produtos;
  • Muito mais clientes de forma orgânica, sem gastar com anúncios;
  • Cliente mais feliz e satisfeito;
  • Divulgar para toda sua base por meio de e-mail marketing, banners no site, disponibilidade para clientes e não clientes;
  • Enviar e-mail marketing para seus clientes com suas ofertas, mas também mostrando os classificados e anúncios de seus clientes;
  • Melhoramento de sua imagem e visibilidade.

Bom, isso é apenas um exemplo de como pode se diferenciar da concorrência e ganhar escala — além de fazer o seu cliente trabalhar por você, claro. Forte Abraço e contem comigo!