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Dicas para sua marca se sobressair usando o marketing de conteúdo

Por: Alessandro Gil

VP de Enterprise Solutions da Locaweb Company

VP de Enterprise Solutions da Locaweb Company e da Wake (uma empresa Locaweb), Alessandro Gil tem mais de 20 anos de carreira, com extensa experiência em e-commerce e estratégia de expansão de negócios. É formado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com MBA em Marketing. Antes de liderar a Wake, passou por empresas como Linx, VTEX, Rakuten Brasil e Ikeda.

Marcas e empreendedores estão de olho no marketing de conteúdo como uma forma de se sobressaírem em meio à multidão. Mas uma mudança de estratégia só é efetiva se sua execução for boa e é aí que muitas empresas pecam.

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Com a briga pela atenção das pessoas estando tão acirrada assim, as estratégias tradicionais de publicidade estão cada vez mais, se mostrando caras e pouco efetivas. As marcas precisam encontrar novas maneiras de atrair seu público e o conteúdo aparece como a resposta para estas questões. Ou pelo menos parte delas.

Separamos aqui 4 dicas que podem ajudar você e seu negócio a criar conteúdos engajadores que geram resultados e conectam sua marca aos consumidores.

1. Tenha um ‘proprietário’ do conteúdo

Muitas empresas enfrentam problemas para decidir em que parte de sua estratégia de negócios o conteúdo entra. Assim, as marcas sofrem com a falta de ‘propriedade’ sobre ele, sem ninguém tomando conta de sua qualidade e resultados. De acordo com a Econsultancy, um quarto das companhias simplesmente ‘espalham’ a responsabilidade por vários departamentos. Apesar de ser difícil decidir com quem deve ficar essa responsabilidade, alguém precisa assumi-la.

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2. Defina o propósito do conteúdo

Não existem duas empresas com as mesmas necessidades. Enquanto uma pode precisar fortalecer a fidelização dos consumidores, a outra pode precisar priorizar a conversão do tráfego de sua loja em vendas.

Os conteúdos devem sempre servir a um propósito, então tenha certeza que você o enxerga, pois alguém vai precisar medir e prestar contas no final do dia.

3. Sua marca é mais do que um conteúdo traduzido

Isso vale principalmente se sua empresa é uma multinacional. Temos que prestar atenção para que os conteúdos não sejam simplesmente traduzidos e adaptados, mas que sejam moldados para atender a necessidade específica de cada mercado. Sua marca é mais do que um amontoado de palavras que pode ser transposto de uma língua para outra.

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4. Pense em qualidade antes de partir para a quantidade

Com a explosão das mídias sociais e plataformas digitais, as marcas precisam estar presente em mais canais do que costumavam estar. Mas na hora de criar os conteúdos, não comprometa a qualidade. Foque-se em implementar controles editoriais rígidos e processos eficientes, para que você continue produzindo conteúdos de qualidade e, quem sabe, você consiga produzi-los em quantidade.