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Dicas de otimização de texto para vender mais no e-commerce

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Saber vender é uma arte. Saber escrever também é. Porém, saber utilizar isso em conjunto demanda muito planejamento. Para uma alta taxa de conversão no e-commerce, tudo deve estar organizado de maneira impecável, inclusive em relação aos conteúdos.

Listei neste artigo algumas dicas de texto para vender mais no e-commerce. Afinal, é o conjunto de diversos fatores que vai colocar a sua loja virtual em melhor posição no Google e, consequentemente, te trazer mais leads. A conversão, por tanto, pode ser resultado de um texto bem escrito.

Há um fator que une o texto e a venda: a comunicação. Ela faz parte de todos os processos da venda e é o que fundamenta um texto. Ou seja, uma venda nada mais é do que uma boa comunicação com o seu cliente. E você, sabe se está se comunicando de maneira eficiente?

Comunicação

A comunicação é fundamental em todos os processos da sua loja virtual. Em cada tópico, ação ou programação tem um ato de comunicação. Quando inserida no texto, não pode ser diferente. Ela deve transmitir a visão de uma empresa e, é claro, vender. Mas você precisa ter em mente que a venda não deve ser aparente — ela deve estar submergida no texto. Não é só a venda pela venda. Assim como não é apenas conteúdo por conteúdo. É uma junção desses fatores.

Para vender mais em um texto não é necessário falar apenas sobre o seu produto. Pelo contrário: isso cansa o usuário. Você deve ter uma linguagem objetiva, escrever textos diretos e, principalmente, persuasivos. Tenha em mente alguns princípios de um bom texto:

  • fisgue o usuário desde o começo do conteúdo;
  • apresente os benefícios, resultados e dados;
  • e faça uma chamada para a ação que você quer designar ao consumidor.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo como estratégia traz inúmeros benefícios, como aumento na conversão de leads e criação de maior proximidade com o consumidor. Aqui, você vai aprender a se questionar e a conquistar o seu cliente.

Segundo a Experian Hitwise, a taxa de conversão dos sites brasileiros é de 1,65%. Utilize essa informação a seu favor. Pense no que acontece com a outra porcentagem que não converte: por que não estão “te comprando”?

Quando um usuário entra em seu e-commerce, ele passa por etapas antes da decisão de compra: o reconhecimento do problema, a consideração das opções e a avaliação das alternativas, e são nessas pontos que o texto vai te ajudar a vender mais no e-commerce.

Metas da escrita

Para atingir seu cliente por meio de um texto, você deve definir metas da escrita. Ou seja, estipule um objetivo com a escrita. Pense: por que você quer transmitir aquela informação ao consumidor?

Existem dois tipos de textos voltados para a ação. Um é focado na abordagem antes da conversão, enquanto o outro para após a conversão. Ambas as etapas são fundamentais para considerar todo processo de compra do cliente. Para isso, é preciso desenvolver novas ideias e se conectar com o consumidor de forma precisa e efetiva.

A venda deve estar inserida estrategicamente em cada passo da sua loja virtual. Vale para diversos pontos, como formato do botão, no carrinho, na rolagem da página, no menu, na fonte, no título do produto ou na foto e descrição.

Conhecendo o cliente

Para produzir um conteúdo de qualidade, você deve priorizar o compartilhamento de conhecimento e de informação. O “vender” deve ser sutilmente colocado nas entrelinhas, induzindo o cliente a tomar a ação que você quer. Dedique um tempo para conhecer o seu cliente.

O segredo é conhecer as particularidades da linguagem do seu público-alvo para, assim, criar o gatilho certo para ele ser convencido a deixar essas informações. Isso pode ser feito por algumas táticas de marketing.

Essas dicas de texto podem ser aplicadas em toda linguagem do e-commerce e em toda comunicação com seu público. São diversos os canais possíveis, como landing pages, pop-up, material rico, promoções e blog. Seja qual for, toda inserção de texto deve ser pensada em como ele pode ser usado para vender mais no e-commerce. Capte seu cliente e colha bons frutos no faturamento do seu negócio!