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As principais estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

por Galleger Ilhe Segunda-feira, 11 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Para um bom funcionamento, atrair a atenção dos consumidores e aumentar a taxa de conversão, é fundamental que um empreendimento online possua uma plataforma eficiente. Ela precisa garantir uma ótima experiência de compra, produtos bem cadastrados, descrições completas, fotografias de qualidade, atendimento eficiente, checkout otimizado, acompanhamento de entrega, dentre outros fatores que influenciam absurdamente na decisão de compra dos consumidores, como as estratégias de marketing. 

Sim, apesar de todas essas funcionalidades serem essenciais para um e-commerce realmente eficaz, também é preciso investir em estratégias de marketing, com o objetivo de criar valor sobre o produto, marca ou negócio, atender às necessidades dos consumidores e gerar lucro por meio de boas estratégias que englobam esse universo.

Pensando nisso, separei 6 estratégias principais que fazem parte do marketing que você precisa conhecer e aplicar o quanto antes em seu negócio, para ter resultados positivos e mais vendas. Confira!

SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é algo essencial no e-commerce e você precisa saber se essa estratégia está sendo aplicada de forma correta. Basicamente, o SEO corresponde a um conjunto de técnicas que melhoram o posicionamento do seu empreendimento nos buscadores, como o Google.

Diferente da mídia paga, o SEO trabalha para melhorar os acessos orgânicos e, por essa razão, configura-se como trabalho de médio a longo prazo. Conforme dito acima, essa estratégia é formada por pequenas técnicas importantes que permitem deixar o seu e-commerce bem ranqueado, como:

  • URL limpa e amigável;
  • Uso correto das palavras-chave;
  • Título e meta description contendo palavra-chave;
  • Responsividade;
  • Velocidade de carregamento;
  • Experiência do usuário;
  • Informações/categorias bem estruturadas;
  • Links internos;
  • Conteúdos próprios e bem escritos.

Redes Sociais

Pode parecer óbvio, mas ainda existem muitas empresas que não investem nas redes sociais para divulgar a marca, os produtos e para criar um relacionamento com o público-alvo. Erro gravíssimo!

Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, são ótimos canais de divulgação e, principalmente, de relacionamento. Apesar dessa ser a estratégia de marketing mais conhecida pelas pessoas, poucas sabem executá-la da melhor forma para gerar resultados positivos.

Antes de criar uma conta em uma rede social, é preciso que você siga alguns passos para que essa estratégia seja realmente eficiente. Por isso:

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Veja em quais redes ele está presente para, assim, iniciar uma comunicação por lá;
  • Conheça a linguagem desse público;
  • Crie um relacionamento amigável e duradouro;
  • Aposte em conteúdos de valor;
  • Segmente o público;
  • Invista em anúncios;
  • Analise os resultados.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma forte estratégia que faz com que a sua marca crie autoridade no mercado, alcance boas posições nos buscadores, melhore o relacionamento com os clientes, diminua os custos com investimento e aumente as possibilidades de venda. Essa tática faz com que o cliente reconheça a sua marca como parceira que apresenta soluções para as suas dores.

Para uma estratégia de marketing digital eficiente, lembre-se sempre de entender as personas do seu empreendimento e quais são os seus principais problemas para, assim, pensar nos conteúdos certos, escrever bons textos, que gerem valor e solucionem aquelas dores e divulgar em todos os canais para esse público ter conhecimento.

E-mail Marketing

O e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia, utilizada até hoje por muitas empresas, pois permite criar um bom relacionamento com a audiência e enviar promoções e novidades. Contudo, para um bom desempenho dessa estratégia, lembre-se de jamais comprar base de contatos para o envio de e-mails.
É necessário que a sua base seja de contatos realmente interessados no seu produto e que já se relacionaram, pelo menos alguma vez, com a sua marca. Além disso, trabalhe com a personalização e periodicidade, para uma comunicação cada vez mais assertiva.

Dica! Os pop-ups e materiais ricos são excelentes maneiras de captar leads realmente interessados no seu negócio. Invista nisso e tenha uma boa base de contatos que irá interagir com a sua marca.

Mídia Paga

Se você busca resultados rápidos, as mídias pagas podem ser uma boa alternativa (mas sem deixar as outras estratégias citadas acima de lado). Para esse método, invista em criar campanhas no Google Ads, para que você consiga atingir um público maior.

A ferramenta permite a criação de diversos anúncios, como a rede de display, com a divulgação de banners em outros sites; e de pesquisa, que ajuda no resultado de busca. Só não deixe de lado o SEO, pois, assim, o trabalho será ainda mais eficaz.

Além disso, as redes sociais, como Facebook e Instagram, também permitem o impulsionamento de postagens. Vale a pena investir nessa funcionalidade para alcançar mais audiência.


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