Logo E-Commerce Brasil

Serasa Experian lança ferramenta para monitorar o tráfego no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Serasa Experian acaba de lançar o Indicador Hitwise de e-Commerce, que mostra mensalmente os sites da categoria Compras e Classificados mais visitados do Paísbem como as regiões mais representativas neste tráfego.

De acordo com a superintendente de Marketing Services da Serasa Experian, Juliana Azuma, a nova ferramenta contribuiu para que os lojistas possam acompanhar de perto as tendências das movimentações por parte dos consumidores no comércio eletrônico. “Com o crescente interesse dos usuários de Internet pelo comércio eletrônico, percebemos a necessidade de compartilhar mensalmente com a sociedade informações sobre a participação de visitas dos principais sites da categoria, o que reforça nosso compromisso com a provisão de informações de qualidade para acompanhamento de tendências da web e tomada de decisões por indivíduos e empresas. A ferramenta Hitwise permite observar de perto as movimentações dos usuários de Internet no País”, avalia a executiva.

De acordo com o levantamento, o Mercado Livre liderou o ranking em fevereiro de 2013, com 10,11% do volume total de visitas, mantendo a liderança desde o mesmo mês do ano anterior, período em que também ocupou o 1º lugar com 10,96%.

O site Americanas.com ficou em segundo lugar na preferência dos e-consumidores brasileiros, com participação de 4,80% em fevereiro deste ano, à frente dos 3,29% registrados em igual período no ano anterior. Em terceiro lugar ficou o site Buscapé, representando 3,47%  do volume de visitas no segundo mês de 2013.

Na sequência da lista dos sites mais acessados do Brasil estão a Dafiti, com participação de 3,35%, Bom Negócio, com 3,05%, OLX, com 2,78%, Netshoes, com 2,74%, Shopping UOL, com 2,52%, Casas Bahia, com 1,87% e Groupon Brasil, com 1,86%.

No ano passado o Groupon Brasil ocupou a terceira posição, representando 2,98% do tráfego total, seguido pelo portal OLX (2,64%), Netshoes (2,54%), Dafiti (2,06%), Buscapé (2,05%), Magazine Luiza (1,97%), Bom Negócio (1,75%) e Casas Bahia (1,74%).

Motores de busca são os que mais geram tráfego

O Indicador mostrou ainda que os motores de busca foram os maiores responsáveis pelo tráfego dos sites da categoria Compras e Classificados, com 27,29% do volume total, seguidos por Redes Sociais e Fóruns (17,52%), sites de e-mail (6,15%), Lojas de Departamento (5,50%) e Recompensas e Diretórios (3,67%).

Região sudeste lidera em audiência

Em termos regional, a região Sudeste liderou 61,42% das visitas, seguida da região Sul, com 15,17%, Nordeste, Centro Oeste e Norte, com 12,14%, 7,74% e 3,53%, respectivamente.

Enquanto isso, o estado de São Paulo representou a maior parcela de visitas no período de 12 semanas finalizado em 2 de março, com 36,90%, seguido do Rio de Janeiro, com 14,08% e Minas Gerais, com 10,94%. Na sequência vieram o Paraná, ocupando a quarta posição com 6,69%, o Rio Grande do Sul, com 5,65%, Santa Catarina 4,12%, Bahia, com 2,88%, Espírito Santo, 2,72%, Goiás, com 2,25% e o Distrito Federal, com 2,22%,