Logo E-Commerce Brasil

Google abre API de pagamento rápido para expandir Google Wallet

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Google está abrindo sua API de pagamento Instant Buy para integração com outros serviços de pagamento mobile e online como estratégia de expandir o uso de sua própria ferramenta, o Google Wallet.

Lançado originalmente para Android em 2013, o sistema permite que o consumidor confirme uma compra com as informações da sua carteira virtual do Google com apenas dois toques. A partir desta segunda-feira (26), a função passa também a estar disponível através do serviço de pagamentos móveis norte-americano WePay, o primeiro a receber a API integrada do Instant Buy.

De acordo com o TechCrunch, o Google se aproximou originalmente do serviço de entrega rápida de faturas InvoiceASAP, um cliente do WePay, para integração da API para 200 mil pequenos comerciantes que são clientes da empresa. 

Agora, clientes do WePay também terão a API do pagamento através do Google Wallet disponível para colocar em seus sites, o que deixará a opção do consumidor finalizar uma compra ou pagamento através do serviço rápido do Google disponível nestas páginas.

Grande parte do problema do avanço das compras e pagamentos móveis atualmente é a experiência ruim com o processo trabalhoso de se digitar as informações do cartão de crédito todas as vezes que se faz uma compra em plataformas de pagamento móvel. Com a forma simplificada de confirmar um pagamento com a API, é possível que o Google expanda o uso de sua plataforma em serviços terceiros de pagamento móvel.

O Google também espera que seu serviço de pagamento possa estar disponível em mais sites e serviços na web na tentativa de se estabelecer como uma opção no mercado que começa a ficar cada vez mais disputado com a concorrência de serviços como o PayPal e  Apple Pay.

Fonte: Canal Tech