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Dia das Mães movimenta R$ 918 milhões no comércio eletrônico

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Dia das Mães foi responsável por grande movimentação no comércio eletrônico. Segundo a e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce, a segunda maior data para o segmento alcançou um faturamento de R$ 918 milhões, o que representa um crescimento nominal de 22% em relação ao mesmo período em 2011, quando o valor faturado foi de R$ 760 milhões.

“O dia das mães tem um forte apelo comercial e os e-consumidores estão cada vez mais procurando a internet para realizarem suas compras. O crescimento nesta data, muito acima do crescimento de lojas tradicionais, que reportaram crescimento de 3,5%, segundo a Fecomércio, comprova esse comportamento”, explica a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.

Inicialmente, a e-bit havia projetado um crescimento nominal de 25%, 3 pontos percentuais maior perante o ano passado. De acordo com Rother, houve dois fatores determinantes para a expectativa não ter sido atingida: um foi o frete das entregas. No Dia das Mães de 2011, 64% dos pedidos entregues pelas lojas foram com frete grátis, contra 56,3% em 2012. “O frete grátis é um importante fator na decisão de compra dos e-consumidores. Com as lojas oferecendo menos frete grátis, eles sentiram-se menos estimulados a consumirem”. O outro fator foi o impacto da crise europeia, afetando o “humor” dos consumidores, analisa a diretora e-bit.

Foram feitos 2,7 milhões de pedidos via web e o valor do tíquete médio ficou em R$ 340. Os produtos mais vendidos foram os eletrodomésticos. A categoria já é a mais vendida normalmente. O IPI reduzido ainda contribuiu muito para o grande volume de vendas. Em segundo lugar ficou “Saúde, beleza e medicamentos”, o que é típico da data. “Informática” ocupou a terceira posição, seguida por “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração”, respectivamente.