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Apenas 6% dos varejistas têm uma visão única de seu consumidor

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Varejistas ainda estão patinando para integrar dados do consumidor, de acordo com uma pesquisa da Signal, feita em março de 2015. De acordo com a pesquisa, apenas 6% deles disseram que têm uma visão única de todos os consumidores e prospects através dos dispositivos e pontos de contato, enquanto um terço não possuem nenhum dado.

A maioria dos entrevistados disseram que usavam métodos fragmentados, incompletos e complexos para construir uma visão única de seus consumidores. Um terço dos entrevistados usavam uma combinação de soluções provenientes da própria empresa, e a mesma porcentagem dos entrevistados utilizava um mix de soluções internas e terceirizadas. Apenas 16% construíram sua própria tecnologia customizada para suas necessidades.

De forma parecida, ferramentas limitadas e tecnologias foram a barreira crucial para a formação de uma visão única sobre o consumidor. Apenas 8% dos entrevistados que possuíam uma solução na própria empresa disseram que possuíam um conjunto de soluções que eram eficientes. Enquanto, sete em cada 10 possuíam ferramentas com falhas de recursos e eficiência.

Como resultado do uso de soluções incompletas, a fragmentação dos perfis (57%) e a coleta dados através de canais (55%) foram os dois maiores problemas apontados em relação à construção de um perfil único do consumidor. Apenas 15% disseram possuir cobertura de todos os canais desejados e coletarem dados suficientes de todos os canais.

Já 30% disseram não ter uma cobertura suficiente de todos os canais, mas que coletavam dados quando podiam, enquanto 25% apontaram o inverso: possuíam cobertura em todos os canais, mas possuíam um sistema de coleta de dados ruim.

Fonte: eMarketer