Existem muitas etapas na otimização da experiência do usuário, e todas elas devem ser trabalhadas em conjunto, de forma que navegar em uma loja virtual seja tão fácil, prazeroso e intuitivo quanto mexer em um iPad ou iPhone, por exemplo. E falando nisso, você já notou o talento que a Apple tem criar produtos fáceis de usar? Conheço crianças de 4 anos que ganharam iPad no último Natal e em menos de dois dias já tinham aprendido a mexer no aparelho. Isso é fantástico!

(deixarei um link no final do artigo para um vídeo que mostra essa facilidade*)
É dessa maneira, proporcionando uma experiência agradável e sem criar bloqueios mentais com menus enormes e confusos, dezenas de banners e vitrines carregadas, que não deixam claro aos usuários onde eles devem ir ou como podem encontrar o que procuram, que um e-commerce deve se relacionar com seus visitantes. Fazendo isso eles deixarão de ser visitantes e se tornarão consumidores. Pode apostar! Vamos à parte prática... A seguir vou mostrar o que pode ser feito para começarmos a trabalhar o user experience no e-commerce de forma correta. E como é um assunto muito vasto, abordarei o macro de cada item, mas quem quiser se aprofundar no assunto pode entrar em contato comigo por email, linked-in, etc. Logotipo: um erro comum que muitas empresas cometem é exagerar no tamanho do logotipo, isso prejudica a simplicidade. As pessoas entram lá para comprar, não para conhecer o logo da empresa. Foque em chamar a atenção no menu de categorias e departamentos e no caso dos clientes retornando, a facilidade em encontrar os links “Meus pedidos”, “Minha Conta” e “Logout”. O logotipo é o de menos. Menu de departamentos e categorias: utilize menus simples e fáceis de serem entendidos/interpretados pelo cérebro dos usuários. O erro mais cometido por gerentes de e-commerce é não se conter e querer exibir muitas categorias no menu. Pode apostar: isso deixa o usuário perdido. Uma outra boa sugestão é trabalhar com iconografia, pois ela faz com que as pessoas entendam muito mais fácil o tipo de produto que irá encontrar em determinado departamento/categoria. Quer um exemplo comparativo? Exemplo 2:
Navegação: relacionado ao menu, temos a navegação. Ela deve ser feita em funil. Sugira o macro e deixe o usuário navegar exatamente até onde ele deseja. Para isso, utilize com inteligência os filtros. É muito mais eficiente deixar o usuário escolher aonde ir, oferecendo diversas opções de filtragem para cada tipo de produto do que apresentar todas as opções de departamento e categoria de uma vez, mostrando um monte de coisas que o visitante não tem o menor interesse. Trabalhando bem a navegação em funil, dá uma impressão de que a loja tem uma bola de cristal e sabe exatamente o que o visitante deseja, quando na verdade quem está mostrando o que procura é ele próprio ao clicar nos filtros. Isso é simples e genial. Isso é user experience! :)

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