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Crie um programa de fidelidade personalizado em seu e-commerce!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Você deve conhecer e fazer parte de vários grupos de fidelidade em diferentes empresas. Os cartões-fidelidade são uma ótima maneira de fazer o consumidor retornar à loja, criar um relacionamento e assim fidelizar a clientela. Tanto é eficaz, que o recurso é utilizado por empresas de todos os portes – das companhias aéreas, com suas milhagens, aos restaurantes de bairro, com suas ofertas do tipo “a cada 20 refeições, uma é de graça”. Já pensou que seu e-commerce pode fazer o mesmo?

Para quem conta com uma plataforma robusta, iniciar essa prática é mais simples do que se pode imaginar. Não é necessário remodelar todo o seu layout ou reestruturar sua plataforma. Para implantar um programa de fidelidade em sua loja virtual, basta que os comandos sejam instalados na plataforma utilizada pelo seu negócio. Ou seja, a fidelização passa a ser mais uma funcionalidade a ser administrada. Nada de programas difíceis de compreender ou mudanças confusas. Basta solicitar a instalação de um módulo de fidelidade adaptado aos seus desejos.

Quanto aos seus desejos, eles devem levar em conta as características do seu negócio. A prática mais comum no meio virtual é o de transformação da quantia gasta pelo cliente em pontos a serem acumulados e trocador, posteriormente, por outros produtos. Similar às operações de milhas em empresas aéreas, esse módulo de fidelidade funciona melhor com produtos de alto valor. Afinal, se sua empresa possui uma faixa média de preço de produtos em R$50, por exemplo, quanto seu cliente terá de gastar para então adquirir outro produto? Provavelmente, ele não se sentirá estimulado a participar já que para conseguir um brinde será necessário realizar muitas compras e de alto valor.

Pense empaticamente por um lado e racionalmente de outro. Analise o comportamento de consumo daqueles que compram em sua loja virtual e se coloque no lugar do cliente. Para ele é mais estimulante acumular pontos a cada quantia gasta em compras ou ganhar descontos a cada quantia gasta? A partir de qual valor ocorre a transformação? A meta é real?

Em minha experiência, observo que o cliente do e-commerce se sente mais propenso – de maneira geral – a gastar quando sabe que parte do seu valor da primeira compra será revertido em descontos no futuro. Sugiro aos meus clientes que ainda tornem a experiência da gratificação mais próxima. Por que fazer com que o consumidor tenha de acumular pontos ou cupons em determinado valor para então utilizá-los?

Proponha descontos em toda nova compra. Por exemplo, a cada R$10 gastos em compras, seu cliente ganha R$0,20 a serem utilizados como desconto na próxima compra ou, se ele desejar, em compras posteriores. O valor do desconto pode ser acumulativo e assim, seu cliente é quem decide como trabalhar com o benefício fornecido pela loja. Trazer a vantagem para mais perto da realidade do cliente ajuda ainda mais o processo de fidelização.

Pense em como seu e-commerce pode criar uma estratégia de fidelidade atrativa, real e efetiva. Sua loja já possui? Como são os resultados? Divida experiências!