Opinion Box, uma plataforma de pesquisa digital pioneira no Brasil, em parceria com o portal Mobile Time, realizou uma pesquisa com o objetivo de entender o comportamento de consumo do brasileiro.
Foram realizadas 1.280 entrevistas online, aplicadas através de um questionário de autopreenchimento com duração aproximada de 8 minutos, com pessoas de ambos os sexos, todas as idades e classes sociais em todas as regiões do País. O levantamento foi realizado no mês de abril.
Para iniciar a pesquisa, as pessoas foram convidadas a responder se já compraram algum aplicativo para o seu smartphone. Os homens são os que mais consomem apps.
Aproximadamente 19% afirmaram já ter adquirido as ferramentas, enquanto 12% das mulheres já o fizeram. Surpreendentemente, 46% dos respondentes mencionaram nunca ter adquirido um app por não ver necessidade na aquisição, enquanto 24% disseram que não encontraram até então um que valesse a pena.
17% dos participantes do estudo revelaram também que assinam serviços de entretenimento, com pagamento de mensalidade, que permite acesso através de app no celular. Destes, 63% utilizam o Netflix, 6% o Spotify, 5% a Sky e 3% o Deezer. Um dos pontos mais surpreendentes da pesquisa é o fato de que 51% disseram ter antivírus instalado no celular: 48% usam o Avast, 16% o AVG e 14% o PSafe.
No entanto, apenas 39% dos entrevistados utilizam algum serviço de backup automático de fotos, vídeos e contatos do smartphone na nuvem. O índice sobe para 45% entre os usuários com idades entre 16 e 29 anos e cai para 26% entre aqueles com mais de 50 anos. Entre os mais utilizados, destaque para o Dropbox, com 25%, serviços do Google (como o Google Drive), que somados chegam a 33% e OneDrive, com 14%.
“Esses dados por si só já são muito interessantes. Mas, mais legal ainda é ver quais são os apps que as pessoas têm na tela principal do celular de acordo com o seu perfil”, avalia Felipe Schepers, COO do Opinion Box. De acordo com a pesquisa, 77% das mulheres têm o app do Facebook na home do celular, contra 67% dos homens. Elas também estão à frente no caso do Instagram: 47% responderam afirmativamente contra 30% dos homens. Elas também mantêm o Candy Crush na tela inicial – são 15% das mulheres, contra apenas 6% dos homens.
“Quando a avaliação passa a ser por faixa etária, vemos que os mais jovens ainda fazem mais uso das ferramentas sociais, como Facebook, Instagram e Messenger, e consomem muito menos os apps que possivelmente estão sendo usados por seus pais, tios ou avós, como o YouTube, o Google Maps e o Google Search”, afirma Schepers.
Por fim, as pessoas se depararam com a seguinte questão: “Se você pudesse instalar um único aplicativo no seu smartphone, qual seria?”. O grande vitorioso foi o Whatsapp, escolhido por 56% das mulheres e 50% dos homens. Também foi o preferido pelos mais jovens: 45% dos respondentes com idades entre 16 e 29 anos o escolheriam, frente a 37% das pessoas com 30 a 49 anos e 26% entre aqueles com 50 anos ou mais. Em segundo lugar ficou o Facebook.
Fonte: iMasters