Com 75 anos de história no varejo brasileiro e 38 mil colaboradores espalhados pelo território nacional, a Riachuelo sempre buscou conectar desejos e realizações. Um propósito que exige um olhar atento às evoluções tecnológicas e às necessidades dos consumidores imersos em um mundo cada vez mais digitalizado.
Foi assim que a Visa, líder mundial em pagamentos digitais, uniu a expertise da Cybersource, empresa de soluções tecnológicas da Visa, a um dos maiores ecossistemas de moda, lifestyle, produtos e serviços financeiros do Brasil.
“Queremos oferecer uma jornada de compra cada vez mais segura e ágil, de forma que todos os lados saiam ganhando: o consumidor com uma experiência mais confiável e otimizada, e o estabelecimento com maior probabilidade de negócios fechados.” Gildo Marian, diretor da Visa do Brasil.
Jornada do consumidor: mais proteção e agilidade
Um dos grandes desafios das transações online é garantir a melhor validação do portador na compra. Ao mesmo tempo, a evolução do negócio pede também o aumento da diversidade de categorias de pagamento, deixando a compra ainda mais atraente para o consumidor.
Nessas condições e camadas de validação necessárias, surgem novos desafios.
Percebendo esse novo perfil de clientes e produtos com maior valor agregado, a Riachuelo identificou a oportunidade de inovar e buscar uma nova solução que contribua para a segurança da transação e proteção dos dados do cliente.
Foi assim que a Cybersource e a Riachuelo vislumbraram uma oportunidade de realizar um programa piloto para validação de transações mediante uso de biometria facial.
Prova de fogo
Os testes com o uso da biometria facial nas transações de e-commerce iniciaram durante as vendas de final de ano, em 2022. Esse período foi escolhido devido à alta demanda para o comércio brasileiro e de grande relevância para a Riachuelo.
A ideia era dar uma camada adicional de proteção para otimizar a autenticação e a aprovação das transações digitais nas categorias de maior risco.
“Estamos sempre atentos a inovações que venham a somar em nossa estratégia de segurança. Estamos focados em oferecer aos nossos clientes uma excelente jornada de compra. Com a biometria facial, isso se torna ainda mais possível, levamos credibilidade, fidelizamos o consumidor e diminuímos as tentativas de fraude.” Simone Sisdelli, superintendente de prevenção a fraudes da Riachuelo.
A biometria facial na aprovação de transações
Neste piloto com a Riachuelo, a Cybersource ativou a ferramenta de autenticação por biometria facial da Único, parceira da Cybersource, trazendo maior assertividade para o processo:
1º Há dúvida sobre a procedência da compra.
2º Um SMS é enviado para o consumidor.
3º Nessa mensagem, há um link para realizar o processo de autenticação via biometria facial pelo smartphone.
4º A plataforma verifica a captura facial junto às informações de CPF do consumidor, considerando a base de dados da Único, parceira da Cybersource.
5º A compra é aprovada.
Após o disparo do SMS, em menos de 8 minutos, o comprador finaliza a experiência de validação e temos uma resposta do score de validação para uso na revisão do pedido.
Resultados promissores
Neste período de testes a solução conseguiu mostrar excelentes resultados:
Transações protegidas
– aumento de 15% no índice de aprovação para transações consideradas de alto risco, garantindo menos perda de negócios para o estabelecimento.
Menos tempo para aprovação
– redução da espera quando a análise vai para a verificação manual. Antes, poderia demorar horas e agora é feito em apenas alguns minutos, melhorando a experiência de compra do consumidor.