Logo E-Commerce Brasil

VISA + Riachuelo: vendas digitais mais fluidas, ágeis e seguras

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com 75 anos de história no varejo brasileiro e 38 mil colaboradores espalhados pelo território nacional, a Riachuelo sempre buscou conectar desejos e realizações. Um propósito que exige um olhar atento às evoluções tecnológicas e às necessidades dos consumidores imersos em um mundo cada vez mais digitalizado.

Foi assim que a Visa, líder mundial em pagamentos digitais, uniu a expertise da Cybersource, empresa de soluções tecnológicas da Visa, a um dos maiores ecossistemas de moda, lifestyle, produtos e serviços financeiros do Brasil.

“Queremos oferecer uma jornada de compra cada vez mais segura e ágil, de forma que todos os lados saiam ganhando: o consumidor com uma experiência mais confiável e otimizada, e o estabelecimento com maior probabilidade de negócios fechados.” Gildo Marian, diretor da Visa do Brasil.

Jornada do consumidor: mais proteção e agilidade

Um dos grandes desafios das transações online é garantir a melhor validação do portador na compra. Ao mesmo tempo, a evolução do negócio pede também o aumento da diversidade de categorias de pagamento, deixando a compra ainda mais atraente para o consumidor.

Nessas condições e camadas de validação necessárias, surgem novos desafios.

Percebendo esse novo perfil de clientes e produtos com maior valor agregado, a Riachuelo identificou a oportunidade de inovar e buscar uma nova solução que contribua para a segurança da transação e proteção dos dados do cliente.

Foi assim que a Cybersource e a Riachuelo vislumbraram uma oportunidade de realizar um programa piloto para validação de transações mediante uso de biometria facial.

Prova de fogo

Os testes com o uso da biometria facial nas transações de e-commerce iniciaram durante as vendas de final de ano, em 2022. Esse período foi escolhido devido à alta demanda para o comércio brasileiro e de grande relevância para a Riachuelo.

A ideia era dar uma camada adicional de proteção para otimizar a autenticação e a aprovação das transações digitais nas categorias de maior risco. 

“Estamos sempre atentos a inovações que venham a somar em nossa estratégia de segurança. Estamos focados em oferecer aos nossos clientes uma excelente jornada de compra. Com a biometria facial, isso se torna ainda mais possível, levamos credibilidade, fidelizamos o consumidor e diminuímos as tentativas de fraude.” Simone Sisdelli, superintendente de prevenção a fraudes da Riachuelo.

A biometria facial na aprovação de transações

Neste piloto com a Riachuelo, a Cybersource ativou a ferramenta de autenticação por biometria facial da Único, parceira da Cybersource, trazendo maior assertividade para o processo:

1º Há dúvida sobre a procedência da compra.

2º Um SMS é enviado para o consumidor.

3º Nessa mensagem, há um link para realizar o processo de autenticação via biometria facial pelo smartphone.

4º A plataforma verifica a captura facial junto às informações de CPF do consumidor, considerando a base de dados da Único, parceira da Cybersource.

5º A compra é aprovada.

Após o disparo do SMS, em menos de 8 minutos, o comprador finaliza a experiência de validação e temos uma resposta do score de validação para uso na revisão do pedido.

Resultados promissores

Neste período de testes a solução  conseguiu mostrar excelentes resultados:

Transações protegidas

– aumento de 15% no índice de aprovação para transações consideradas de alto risco, garantindo menos perda de negócios para o estabelecimento.

Menos tempo para aprovação

– redução da espera quando a análise vai para a verificação manual. Antes, poderia demorar horas e agora é feito em apenas alguns minutos, melhorando a experiência de compra do consumidor.