Em 24 de março de 2021, a Locaweb divulgou os principais resultados do 4T20, isto é, referentes ao quarto trimestre do ano de 2020, aos seus acionistas e demais participantes do mercado.
Desde o IPO, a Locaweb vem apresentando resultados substanciais, expandindo negócios, construindo uma rede ampla de desenvolvedores e impulsionando a marca no mercado de serviços de internet no Brasil.
Os resultados apresentados foram correspondentes aos dois segmentos de atuação da LWSA3. Por um lado, Be Online e SaaS, atuando por meio das marcas Locaweb, Locaweb Corp, AllIn, Cluster2Go, Kinghost e Delivery Direto, e por outro lado o Commerce, que abrange os serviços da Tray, Tray Corp e Yapay.
Alguns destaques
No 4T20, a Locaweb apresentou uma receita líquida de R$ 140,2 milhões, um crescimento de 33,3% em relação ao mesmo trimestre em 2019. Só o segmento de Commerce, onde os serviços Tray e Tray Corp estão incluídos, atingiu um total de R$ 46,5 milhões em receita líquida, 108,2% maior que o 4T19.
Outro dado relevante diz respeito ao EBITDA, que indica a saúde financeira da empresa e corresponde aos lucros gerados através das atividades operacionais, antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. O EBITDA de Commerce cresceu 105,4% em comparação à 2019, o que representa 43,3% do EBITDA do grupo como um todo.
Além disso, mais dois resultados importantes apresentados pela Locaweb e que incluem a Tray e a Tray Corp como pontos centrais foram: o crescimento acelerado do GMV- que significa o Volume Bruto de Mercadoria -de 83,8%, totalizando R$ 2,1 bilhões, e a base de lojistas, que apresentou um crescimento de +15% de dez/20 a fev/21, mais que dobrando no ano de 2020.
Com a reabertura de mercado, houve uma expansão significativa na adição de novas lojas à base, comparado ao mesmo período no ano anterior. Esse crescimento, no entanto, continuou acelerado nos primeiros meses de 2021, ao apresentar um crescimento de 29,9% superior à média de adição do 4T20.
Isso se deu especialmente por alguns fatores, como expansão do número de integrações da plataforma Tray, mantendo a sua atratividade frente a concorrência, esforços complementares de marketing para captação direta de novos clientes, esforços de brand marketing, e atratividade do ecossistema com as novas empresas adquiridas.
Logo, esse volume de novos entrantes fortalece a marca Locaweb, especialmente àquelas do segmento Commerce, Tray e Tray Corp, perante o mercado, reforçando-a como a mais completa e eficiente ferramenta para a digitalização das PMEs brasileiras, e construindo caminhos mais sólidos para a conquista de melhores resultados nos próximos períodos.
A Tray no centro do ecossistema
Com 18 anos de história, a Tray — unidade de e-commerce da Locaweb — é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado, e se encontra no centro do ecossistema de soluções de Commerce da Locaweb. A plataforma é destaque e oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores players do mercado, além de uma interface amigável e 100% customizável.
Neste contexto, a Tray ocupa uma posição muito importante e exerce grande influência na estratégia de aquisição do grupo e no processo de digitalização de novos clientes, que é base para enriquecer a jornada do cliente no mundo digital.
A expansão do ecossistema com as novas aquisições e, consequentemente, o enriquecimento da equipe de empreendedores digitais, que permite contribuir para o direcionamento operacional e estratégico da Companhia, faz com que a Tray exerça um papel importante neste crescimento.
Isso porque a plataforma é ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornecendo um leque amplo e completo de soluções que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da divisão corporativa, a Tray Corp.
Junto com a Locaweb, a Tray vem se destacando cada vez mais, tornando-se uma das principais peças de um ecossistema completo de soluções para a digitalização de novos clientes. Confira o relatório completo de resultados.