Logo E-Commerce Brasil

Veja as datas que prometem movimentar o e-commerce e varejo em 2023

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Apesar do início do ano ser, de fato, mais devagar em relação às compras no varejo e e-commerce, a preparação das empresas já começou. O calendário de 2023 traz uma série de datas e períodos mais nichadas que devem atrair consumidores. Até por isso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê 1% de aumento nas vendas no varejo neste ano.

A projeção otimista, apesar de não tão grande, se relaciona com o número de celebrações comerciais presentes no ano, além da esperança de programação antecipada dos brasileiros para irem às compras. O maior motivo para isso seria economizar.

“Antes de tudo, os consumidores devem definir quais produtos são prioridade, em que data pretendem comprar cada item e um valor total de investimentos. Temos diversas datas comerciais importantes ao longo do ano, que costumam ter boas condições de compra e promoções. Fazendo essa programação agora, juntamente com pesquisa de preços, pode-se ter uma grande economia no final”, afirma Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.

Do lado dos varejistas e lojistas, físicos ou digitais, o planejamento para as datas futuras começa agora. O início, aliás, deve contar com estudo de público-alvo, traçando abordagens de marketing, logística e vendas a partir disso.

Abaixo, as datas em destaque para 2023, divididas nos meses:

Março

Dia Internacional da Mulher (8);
Dia Mundial do Consumidor (15).

Abril

Páscoa (9);
Dia Mundial do Livro (23);
Dia de Frete Grátis (28).

Maio

Dia das Mães (14);
Dia do Orgulho Nerd (25).

Junho

Dia dos Namorados (12).

Julho

Amazon Prime Day (12 e 13)

Agosto

Dia dos Pais (13)

Setembro

Dia do Sexo (6);
Dia do Cliente (15).

Outubro

Dia das Crianças (12).

Novembro

Black Friday (24);
Cyber Monday (27).

Dezembro

Natal (25).