Logo E-Commerce Brasil

Twitter está testando “linha do tempo instantânea”

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Na semana passada, o Twitter começou a fazer testes com um recurso chamado “linhas do tempo instantâneas”. O objetivo é facilitar a entrada e a permanência de usuários na rede social.

A novidade é uma promessa antiga feita pela empresa no ano passado a seus investidores como uma forma de reduzir a curva de aprendizado do Twitter. Basicamente, é uma timeline pré-programada e que aparece para os novatos, enchendo suas telas com conteúdo de destaque enquanto eles aprendem os principais conceitos da rede social, seu funcionamento e busca amigos para seguir.

Quando a funcionalidade estiver ativada, pouco vai mudar no processo de inscrição: após escolher um nome de usuário e uma senha, o usuário poderá buscar por contatos conectando a agenda do celular ou os contatos do e-mail.

A partir daí, contas seguidas, retweetadas e curtidas pelos amigos vão compor a linha do tempo instantânea, cujas mensagens serão exibidas juntamente com as pessoas que o utilizador decidir seguir.

A ideia é dar relevância ao serviço na mesma medida em que abre ainda mais a porta de entrada para novos usuários. Além disso, a rede de microblogs espera dar aos novatos, de forma mais rápida, uma ideia do mundo de conteúdo que está disponível no Twitter e permitir que eles encontrem facilmente mais contas de interesse que não seguiriam originalmente, ou demorariam algum tempo para encontrar.

De acordo com o Twitter, com o tempo, os tweets listados automaticamente começam a ser substituídos por aqueles das contas que o usuário realmente segue na medida em que ele vai “enchendo” sua linha do tempo.

Para garantir que tudo funcione bem, o lançamento da novidade acontecerá em etapas – primeiro no sistema operacional Android e, aos poucos, seguindo para outros sistemas móveis e, finalmente, para a versão web.

Ainda não existe data prevista para chegada da linha do tempo instantânea ao público em geral. Mas a ideia é que a novidade esteja implementada e funcionando para todos ainda no primeiro semestre de 2015.

Com informações de Canaltech