A tokenização está em ascensão no Brasil, melhorando a experiência dos consumidores durante as compras ao oferecer mais segurança e agilidade. De acordo com a Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia financeira, as estatísticas apontam que – somente no e-commerce -, o número de transações tokenizadas aumentou 118% de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Recentemente, a Visa também divulgou que houve um aumento importante de 200% nas transações tokenizadas, entre junho de 2022 e junho de 2023, representando quatro vezes o consolidado do ano anterior do referido período.
Globalmente, um mapeamento feito pela Juniper Research indica que a tokenização de redes – que envolve a substituição de dados de pagamento com cartão por tokens exclusivos emitidos –, deve apresentar um crescimento de 190%, atingindo 400 bilhões a nível mundial até 2028, em comparação aos 140,3 bilhões deste ano. A estimativa é um aumento de 250% na tokenização no e-commerce durante esse período, um aumento de 154% no mobile pay e de 499% em IoT.
Segundo a diretora de produtos da Fiserv no Brasil, Giuliana Cestaro, a tokenização tem ganhado considerável relevância no setor de mobilidade, a exemplo do segmento de aluguel de carros, em que a solução permite armazenar dados de clientes e facilitar o omnichannel. Giuliana explica que uma locadora de veículos, ao oferecer a tokenização, retira a necessidade de um cliente de repetir todos os seus dados de pagamento em uma recorrência de compra online, desde que já tenha um cartão de crédito cadastrado. Essa agilidade traz mais chances de incremento de vendas e reduz consideravelmente o risco da transação.
“A tokenização simplifica a operação, sendo capaz de gerar aumento da conversão e de impulsionar o omnichannel, uma vez que, a partir dos dados tokenizados, o cliente pode fazer a reserva do veículo em uma loja online, com mais comodidade e segurança”, complementa.
Outro benefício para o setor de locação de veículos é a mitigação de riscos financeiros, conforme destaca a executiva. “Multas e avarias que são detectadas no pós-venda, por exemplo, já ficam contabilizadas no cartão tokenizado do cliente. Além de mitigar riscos financeiros, ainda facilita a gestão do negócio”, explica.
A executiva também ressalta a importância do alto volume de dados transacionais produzidos pelos cartões tokenizados. “O varejista pode usar essas informações para entender o comportamento do consumidor, suas preferências de produtos e padrões de compra, podendo personalizar ofertas e planos de fidelização”.
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