Nos últimos anos, houve uma mudança drástica no perfil do consumidor. As tecnologias digitais estão transformando a forma de pesquisar preços e adquirir os mais variados produtos e serviços. Hoje, o consumidor é multi e crosschannel, ou seja, faz suas aquisições em diversos canais de vendas, algumas vezes combinando tanto ambientes físicos como virtuais.
Mas diante do cenário macroeconômico cada vez mais complexo, existe espaço para inovação? O que deve ser prioridade para o Varejo e qual é o papel da TI? Na visão do especialista em planejamento estratégico ebusiness e branding omnichannel, Fabrizzio Topper, na era do omnichannel, as empresas devem colocar o cliente no centro do negócio ou vão ficar de fora. Essa é a melhor maneira de inovar.
“Antes de minhas formações em marketing, neurociência e empreendedorismo, me especializei em administração financeira, que deixa claro as vantagens de investir em baixa para ganhar mais na alta que certamente virá após esta fase mais tumultuada do mercado e do cenário político. Digo isto para afirmar com muita convicção de que a hora de investir em inovação para encantar e estreitar a relação institucional e comercial com os clientes é agora”, pontua o especialista.
Segundo ele, um ponto que exige análise por parte dos varejistas é entender quais são os recursos tecnológicos que melhor se adequam à realidade e ao bolso da empresa. Mas ficar fora desta evolução digital para esperar tempos melhores pode fazer com que rapidamente estes empreendedores acabem perdendo relevância no segmento que estiverem inseridos.
“O cliente moderno de hoje não procura mais o vendedor com a mesma frequência e tão pouco precisa sair da loja para comparar preços e buscar opiniões e avaliações sobre o produto que está interessado. Os varejistas hoje têm o desafio de se digitalizarem o mais rápido possível para oferecerem canais de relacionamento e acesso a informações comerciais, bem como opções de compra que permitam aos consumidores a oportunidade de opinar, avaliar e até trocarem percepções com os demais clientes da marca”, conclui.
Fonte: Decision Report