Investir em uma abordagem conversacional por televendas continua sendo uma das grandes apostas para 2021.
Apesar de não parecer uma estratégia tão inovadora, o modelo continua sendo adotado por diversas empresas que atuam no e-commerce. Afinal, ter uma estratégia de atendimento omnichannel é fundamental para se destacar no setor.
O modelo de televendas é uma das principais escolhas de canal de atendimento por oferecer maior agilidade e humanização em atendimentos complexos. Além disso, ele está ganhando atualmente ainda mais preferência pelo fator segurança, pois dispensa a necessidade de deslocamento e contato físico com vendedores (grande preocupação no contexto atual de pandemia).
Uma forma de aplicar o televendas no dia a dia do e-commerce é alinhá-lo com um atendimento combinado entre chatbots (assistentes virtuais) e atendimento humano via chat. Assim, um assistente virtual pode sanar as dúvidas mais frequentes e resolver questões menos complexas, ofertar promoções e, principalmente, encaminhar o consumidor para os operadores de televendas para tirar dúvidas específicas e direcionar para o fechamento.
A jornada de compra via internet é, na maioria das vezes, uma jornada solitária, onde o possível comprador realiza pesquisas, busca ler reviews sobre o produto, acessa comparadores de preços e, quando chega à loja virtual, continua sozinho em sua jornada sem apoio para poder tirar talvez a última dúvida que irá fazê-lo comprar.
Como o concorrente está literalmente a 1 clique de distância, aqueles que conseguem ampliar o engajamento, iniciar um relacionamento, tirar dúvidas e apoiar na jornada, ganharão a confiança e possivelmente conseguirão fechar a venda!
Porém é importante reforçar que essa estratégia funciona aliando tecnologia com contingente humano (equipe de televendas). Portanto, será preciso compreender que, dentro de um mix de produtos, alguns terão mais margem que outros para que haja uma boa relação custo-benefício.
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