Os varejistas de mercearia e supermercados também desempenham um papel crítico em influenciar as decisões de compra do cliente e o que os produtores e fabricantes de alimentos introduzem no mercado. No entanto, à medida que o mercado de alimentos continua a evoluir, o futuro dos varejistas de supermercados e alimentos depende de tendências globais, como e-commerce, estilo de vida, sustentabilidade, parcerias estratégicas e economia de experiência.
Vejamos as tendências críticas que afetam os varejistas de supermercados e os hábitos dos consumidores, ambos moldando o futuro dos alimentos:
E-commerce no centro para supermercados
A pandemia do COVID-19 introduziu políticas de bloqueio que forçaram vários varejistas de supermercado a mudar para o comércio eletrônico e oferecer serviços de compras e entrega online. A McKinsey informou que 20 a 30% dos negócios de supermercados se voltaram para o comércio eletrônico no auge da pandemia em 2020. Embora as lojas físicas tenham retomado as operações, as compras online ainda são uma grande tendência, pois milhões de clientes em todo o mundo continuam comprando online.
O amor dos consumidores por compras online não é surpresa, pois eles desfrutam da conveniência da tecnologia digital e das vantagens adicionais das compras online. As vantagens das compras online incluem entregas em domicílio com notificações de entrega, cupons, listas de compras, sugestões de produtos e ofertas especiais. Além dos clientes, os varejistas de supermercados também se beneficiarão do e-grocery por meio da diversificação das operações comerciais, aumento da participação de mercado e das vendas.
Estilo de vida e decisão de compra
Uma das mudanças de estilo de vida mais significativas do século 21 é o aumento de consumidores preocupados com a saúde que praticam estilos de vida orientados para o bem-estar. Esses consumidores priorizam o exercício físico e a nutrição adequada para melhorar os resultados da saúde física e mental para uma vida longa e satisfatória.
Além da saúde, a maioria dos clientes prioriza a conveniência e opta por marcas que oferecem planos de refeições saudáveis, kits de refeições, opções para levar, prontas para cozinhar ou a vapor. Empresas de alimentos como a SteamUp estão capitalizando essa mudança de estilo de vida e introduziram refeições prontas para cozinhar vendidas em supermercados. Os bloqueios anteriores e a atual pressão inflacionária também tiveram um impacto.
Outra tendência alimentar que está voltando significativamente é o veganismo. Os consumidores veganos sobrevivem com uma dieta exclusivamente baseada em vegetais, livre de todos os produtos animais e lácteos. Em um artigo recente, Racheli Vizman, CEO e cofundadora da SavorEat, uma empresa israelense de tecnologia de alimentos, observou que 12% dos consumidores americanos sobrevivem com uma dieta baseada em vegetais , tornando-os essencialmente veganos.
Muitas empresas de alimentos e mercearias notaram essas tendências e introduziram opções veganas em seus menus para capitalizar esse nicho crescente. Por exemplo, uma empresa de alimentos de Mumbai chamada SteamUp foods inclui uma variedade de momos veganos em supermercados para atrair clientes.
Parcerias
Os varejistas de mercearia e produtores de alimentos estão desenvolvendo parcerias estratégicas que ajudam as duas marcas a melhorar a imagem da marca, agregar valor e diversificar sua demografia. Por exemplo, a Zomato, uma empresa de restaurantes e entrega de comida, adquiriu a entrega de supermercado Blinkit para expandir seu alcance de mercado. Embora esteja sob o guarda-chuva da Zomato, o Blinkit é um aplicativo móvel independente para compras e entregas de supermercado online.
As empresas de foodtech também estão usando parcerias estratégicas com varejistas de mantimentos bem estabelecidos para ajudá-los a expandir o alcance de seus clientes. Por exemplo, a FreshRealm é uma start-up de alimentos com sede nos Estados Unidos em parceria com mercearias para vender refeições prontas para cozinhar e prontas para aquecer. Também introduziu sua marca de refeições Kitchen Table pronta para uso e produtos de marca branca para mercearias.
A FreshRealm também tem parcerias de marca própria onde os varejistas de supermercados vendem seus produtos sob os nomes das mercearias. Por meio dessas parcerias, a Fresh Realm oferece a seus clientes valor agregado de acesso conveniente a uma gama diversificada de produtos alimentícios. A parceria estratégica com mercearias também ajudou a Zomato a aumentar as vendas e os lucros.
Personalização
A economia da experiência é o futuro dos varejistas de alimentos. Os clientes modernos desejam diferenciar os varejistas de supermercados com base em sua experiência ou conveniência de atendimento ao cliente. Aleksandr Galkin, CEO da Competera, sugere que a precificação personalizada é uma das melhores maneiras de melhorar a experiência do cliente.
Existem diferentes estratégias que as mercearias podem usar para implementar preços personalizados sem promover a discriminação de preços. Os varejistas de mercearias podem usar os dados dos clientes para personalizar os preços por meio de serviços baseados em assinatura, clubes de recompensas, programas de fidelidade, cupons e ofertas especiais. A precificação personalizada aumenta as vendas, a fidelidade do cliente e o gerenciamento do relacionamento com o cliente.
Outra estratégia para personalizar a experiência gastronômica é o uso de tecnologia inovadora de alimentos personalizados. O Smart Meal Plans da Innit é uma ferramenta de comércio eletrônico de supermercado que revolucionou as compras de supermercado na América do Norte, Europa e Ásia. O Smart Meal Plans é uma plataforma online que usa inteligência artificial para personalizar as compras de supermercado de acordo com as necessidades do cliente.
Além de comparações de preços, ajuda os compradores a selecionar ingredientes e planos de refeições com base em suas necessidades nutricionais e orçamento. Após a seleção, os usuários podem adicionar seleções automaticamente aos seus carrinhos digitais e se conectar aos sites ou aplicativos dos varejistas para compras e entregas online. Os mantimentos se beneficiam do Plano de Refeição Inteligente, pois os ajuda a se conectar com os clientes e fornece informações sobre as necessidades dos clientes e os preços dos concorrentes.
Além das compras online, os varejistas de supermercados usam tecnologia de alimentos personalizados para personalizar sua seleção de alimentos por meio de menus personalizados.
“Os cardápios de restaurantes e serviços de alimentação de hoje em rápida mudança vivem na interseção de várias tendências – reduzindo o desperdício, adaptando-se aos desafios da cadeia de suprimentos, melhorando a eficiência e aliviando os desafios trabalhistas, ao mesmo tempo em que aprimoram as margens e a experiência do cliente. A fabricação digital e a produção de refeições personalizadas e prontas para cozinhar são uma proposta revolucionária quando se trata de elevar a variedade do cardápio e se destacar no cenário de foodservice lotado e competitivo”, disse Vizman, da SavorEat. A solução da empresa para foodservice é uma plataforma tecnológica de ponta a ponta.
“A plataforma é alimentada por um Smart Robot Chef, que ajuda a resolver muitos dos desafios acima. Por exemplo, com o aprendizado de máquina do robô, os pedidos dos hóspedes e os padrões de pedidos são aprendidos, capacitando o operador do serviço de alimentação a gerenciar com mais eficiência a cadeia de suprimentos e a aquisição de ingredientes. Se o painel mostrar ao operador que hambúrgueres de peru, por exemplo, estão vendendo mais do que salsichas de café da manhã, pode haver uma economia real na simplificação da aquisição de ingredientes necessários. É um efeito em cadeia, tudo impulsionado pela demanda do consumidor final, e a digitalização das cadeias de suprimentos permite que as empresas de alimentos antecipem interrupções de maneira mais eficaz e resiliente.
De acordo com Vizman, a integração de soluções inovadoras e robôs inteligentes na cozinha de hoje – e de amanhã – simplifica muitos dos desafios que as empresas de alimentos enfrentam, operacionalmente e além.
As mercearias estão capitalizando as tendências veganas e sem glúten e estão introduzindo menus personalizáveis sem glúten e veganos com base na seleção dos clientes e visitas anteriores. Esses menus personalizáveis promovem a fidelidade do cliente e o gerenciamento de relacionamento, melhorando a experiência do cliente e atendendo às suas necessidades e preferências exclusivas.
O ambiente moderno de alimentos e bebidas é altamente competitivo, exigindo que os varejistas de supermercados implementem estratégias corporativas adequadas para se diferenciar dos concorrentes. As preferências dos clientes também mudaram e as tendências globais, como as experiências personalizadas acima mencionadas, a consciência ambiental e de saúde, a sustentabilidade e as compras de supermercado online, estão influenciando o futuro dos varejistas de supermercado.
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Fonte: Forbes