A Black Friday é uma das datas mais marcantes para os lojistas que vendem online e, por isso, as preparações começam com meses de antecedência. Para a Store Guette, loja virtual de moda praia que faz parte da Nuvemshop Next – solução da Nuvemshop focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente -, essa data se tornou uma história de sucesso.
Fundada pelas irmãs Paloma e Pamela Magioli da Silva, a loja virtual faturou R$ 1,7 milhão na última Black Friday. Desse valor, mais de R$ 1 milhão foram a partir de vendas feitas em apenas três dias. Além disso, esgotou um produto em três minutos na Black Friday 2023.
As irmãs começaram sua jornada no empreendedorismo como “sacoleiras” em 2012 para ter uma renda extra, conciliando as vendas na internet com o trabalho CLT. Com o tempo, começaram a usar as redes sociais para vender (especialmente o Instagram) e decidiram criar uma loja virtual própria para profissionalizar a marca e expandir ainda mais as vendas.
O que começou como uma pequena revenda, ao longo de dez anos, evoluiu para uma marca com uma fábrica dedicada e 40 colaboradores. Hoje, a empresa tem duas lojas virtuais: uma para o varejo e outra para o atacado.
Mesmo com uma marca consolidada e um e-commerce com alto faturamento, Paloma e Pamela ressaltam que demoraram para definir uma boa estratégia para a Black Friday. “Chegava esta época e não sabíamos que promoções fazer e como anunciar. Não entendíamos que era uma data muito poderosa para vender muito”, explica Paloma Magioli.
Para garantir maior profissionalização do e-commerce e uma plataforma com facilidade para customizações para a época de promoções, a Store Guette migrou a loja para a Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop para lojas com alto volume de vendas. Ela dispensa desenvolvedores para atualizações do dia a dia, oferece estabilidade de 99% e possui um gerente de contas e atendimento prioritário via WhatsApp. “Ajuda muito ter um suporte mais próximo na Black Friday, porque é uma época que nos deixa doidos”, explica a fundadora.
Conheça as cinco estratégias validadas e recomendadas pelas fundadoras da Store Guette para uma Black Friday de sucesso neste ano.
1. Live shop:
A marca começou a realizar lives nas redes sociais, apresentando modelos com corpos reais e plurais para mostrar o caimento dos produtos em diferentes tamanhos. As transmissões também contavam com sorteios e descontos exclusivos, no formato de live shop, estimulando a participação dos clientes. “Tínhamos 600 unidades de um biquíni que esgotou em 3 minutos durante uma live”, lembra Paloma.
2. Grupos:
A Store Guette criou grupos VIP no WhatsApp para manter o contato com clientes fiéis e compartilhar descontos exclusivos. Os participantes tiveram acesso antecipado ao site, uma hora antes do lançamento oficial das promoções.
3. Vídeos no e-commerce:
A loja online também trouxe um conteúdo mais completo sobre seus produtos ao incluir vídeos das peças de suas redes sociais para dentro do site. Essa integração impulsionou as vendas, trouxe mais referências para os clientes e reduziu as taxas de troca.
4. Brindes:
Outra estratégia de sucesso foi oferecer brindes no carrinho para compras a partir de um valor mínimo. A divulgação desses brindes foi feita em diversos canais: lives, grupos VIPs e nas redes sociais da marca. “Na última Black Friday, os brindes esgotaram em meia hora de transmissão”, conta a fundadora.
5. Promoção prolongada:
A Black Friday teve duração de mais de um dia na loja virtual e foi divulgada pelas redes sociais da Store Guette com pelo menos 15 dias de antecedência. Nessas comunicações, a loja divulgou um cupom de desconto antecipado de R$ 30 e fez bastante mistério sobre a coleção exclusiva para a Black Friday. Dessa forma, os consumidores ficaram mais interessados e com expectativa para compras na data.