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SMS está auxiliando lojas online na redução de fraudes ao ser utilizado como cross channel

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A expectativa da consultoria e-bit é que o comércio eletrônico fature neste ano R$ 22 bilhões de reais, um crescimento de 2 bilhões em relação a 2011. Porém, só em setembro deste ano, incidentes como fraudes ocorridos na internet, reportados ao CERT (Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) foram de 50 mil. De acordo com a CyberSource, o valor dos golpes em transações online no mundo está em torno de US$ 10 bilhões ao ano – no mercado brasileiro, o total supera US$ 500 milhões.

E esta é a principal preocupação dos consumidores quando compram em sites de e-commerce: os dados de seu cartão de crédito, como número e senhas. Isso é o que aponta a pesquisa realizada pelo site Blindado S/A, na qual 70% dos consumidores indicam apresentar insegurança na hora de utilizar o cartão de crédito para efetuar compras na web. Para o consumidor, saber se a loja é segura, se vai realmente entregar os pedidos e como são tratados os dados do cartão são informações que precisam estar claramente informadas.

A pesquisa “Perfil da Internet Brasileira”, que teve como objetivo descobrir o número de pessoas que confiam nas transações online, mostra que 30% dos internautas ainda não compram pela internet por insegurança. Outra pesquisa – Cetelem BGN “O Observador”, de 2012 – aponta um índice um pouco menor: em 2011, foram 77% os internautas “ativos” – ou seja, 23% nunca compraram pela internet.

Esses números comprovam que há muito a crescer em e-commerce no Brasil. Para isso, é essencial fazer com que os consumidores se sintam mais seguros logo na sua primeira compra. Existem tecnologias, como o SMS, que proporcionam um contato próximo e estimulam uma conversa com quem está do outro lado da tela; além disso, evitam-se fraudes, transmitindo mais segurança: “O SMS dá a sensação de que o site está preocupado em fornecer informação, em deixar o seu consumidor seguro”, afirma Daniel Bulach, Gerente Comercial da Zenvia, líder em mensagens móveis no Brasil, empresa que possibilita o envio de SMS corporativo.

O gerente da Zenvia diz que o SMS auxilia os sites de e-commerce na redução de fraudes, se utilizado como cross channel. “Quando se envia um PIN Code (Código de Endereçamento Postal) para o usuário, o site se certifica de que o celular do usuário informado no cadastro é de propriedade dele mesmo, podendo ser realizado esse procedimento em cada compra.”

Para o consumidor final, o gerente da Zenvia explica que “O SMS pode ser utilizado no tracking (rastreamento) do pedido, informando o passo a passo da compra (login e senha de acesso, número do pedido, status de entrega, previsão de entrega, empresa que realizará o frete, código de rastreamento do pedido e, principalmente, valor transacionado na compra). Dessa forma, o usuário ficará por dentro do que está acontecendo e, em alguma eventualidade, poderá agir com maior rapidez”.

Para o gerente, empresas de e-commerce utilizam o SMS principalmente para informar o número de pedido e status de entrega do produto. Segundo ele, o consumidor está cada vez mais exigente, e as empresas de e-commerce estão percebendo que, para ganhar novos adeptos, é preciso investir em novas tecnologias, que transmitam o sentimento de segurança.

 

Com informações de E-Commerce News