Logo E-Commerce Brasil

Saiba como identificar problemas e criar um plano de ação para o seu e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O sucesso de um e-commerce está diretamente ligado à capacidade de identificar problemas e implementar estratégias eficazes para solucioná-los. Entenda como diagnosticar esses problemas e definir um plano de ação para acelerar seu e-commerce.

Material da Vello sobre como identificar os problemas do e-commerce e desenvolver um plano de ação
Imagem: reprodução

Identifique os problemas

O primeiro passo para identificar problemas é registrar todos os resultados do e-commerce em uma planilha. A análise desses dados deve focar em quatro pilares principais: taxa de conversão, ticket médio, custo por sessão e taxa de aprovação. Esses indicadores são fundamentais para avaliar a saúde do seu negócio.

taxa de conversão mede a capacidade que o seu e-commerce tem de transformar visitantes em compradores. Uma boa taxa de conversão está na casa de 1%, dependendo do nicho. Em moda, por exemplo, ela pode passar dos 2%, já em uma empresa de móveis com ticket maior, uma taxa de 0,40% pode ser excelente.

ticket médio é o valor médio que seus clientes gastam a cada pedido em sua loja. O ticket ideal varia muito de acordo com o tipo de produto, por isso é interessante definir um limite mínimo – como R$ 150,00, por exemplo – para começar a vender sem tanto prejuízo.

custo por sessão mostra quanto está sendo gasto para atrair cada visita ao site. Um CPS ideal é de menos de R$ 1,00, independentemente do nicho. Quanto mais barato for esse custo, mais pessoas você leva ao seu site.

taxa de aprovação diz respeito à porcentagem de pedidos aprovados que você tem em sua loja. Por exemplo, se você vende R$100 mil e apenas R$70 mil foram pagos, você tem uma taxa de aprovação de 70% e precisa investigar porque seus clientes abandonam os pix ou boletos. Ela também pode estar ligada aos bloqueios do antifraude.

Após coletar e comparar esses dados, é possível identificar quais áreas precisam de atenção. Por exemplo, se o ticket médio está baixo, pode ser um sinal de que as ofertas não estão sendo bem exploradas ou que não estão atraindo o público correto.

É hora de criar um plano de ação

Com os problemas identificados, o próximo passo é desenvolver um plano de ação. A estratégia deve ser focada nos ativos que o e-commerce já possui, os potencializando para obter resultados positivos rapidamente. Isso envolve verificar se o e-commerce possui boas ofertas que não estão sendo devidamente exploradas. Muitas vezes, ajustar a apresentação e a promoção desses produtos pode trazer resultados rápidos. 

Para reduzir o custo por sessão, é fundamental trabalhar todas as etapas do funil com conteúdos relevantes e direcionados. Produzir conteúdo sem objetivo não traz resultados. Portanto, crie materiais que atraiam o público-alvo e ajudem a prospectar novos seguidores. Também é importante divulgar incentivos para aumentar a taxa de conversão, como cupons de desconto e frete grátis. Quanto mais visitantes no seu site, menor será o CPS. Mas cuidado! Levar visitantes desqualificados irá diminuir a taxa de conversão.

Para aumentar a taxa de conversão, é importante desenvolver uma estratégia eficaz que envolve otimizar a experiência do usuário no site e criar um processo de compra intuitivo e sem obstáculos. Por exemplo: certifique-se que o site seja visualmente atraente, fácil de navegar e compatível com dispositivos móveis. A clareza na apresentação dos produtos e um layout intuitivo ajudam os visitantes a encontrar rapidamente o que procuram. Incluir avaliações de clientes e depoimentos pode aumentar a confiança dos visitantes. A prova social demonstra que outras pessoas tiveram experiências positivas com seus produtos, o que pode incentivar novos clientes a comprar. Utilize cupons de desconto, frete grátis e promoções temporárias para incentivar a compra imediata. 

Para aumentar o ticket médio, recomende produtos complementares (por exemplo, ao comprar um celular, sugira acessórios como capas, carregadores ou fones de ouvido). Crie pacotes de produtos relacionados com um preço atrativo. Oferecer kits pode incentivar os clientes a gastar mais, ao perceberem um melhor valor agregado. Ofereça descontos para compras em grandes quantidades. Isso não só aumenta o ticket médio, mas também ajuda a movimentar o estoque.

Aumentar a taxa de aprovação de pedidos é essencial para garantir que mais transações sejam finalizadas com sucesso, evitando o abandono dos pagamentos e a perda de vendas. Para aumentar a taxa de aprovação, as seguintes estratégias podem ajudar: ofereça múltiplas opções de pagamento, como cartões de crédito, débito e pagamentos em parcelas. Uma política de troca e devolução clara e justa pode tranquilizar os clientes, os levando a finalizar a compra. Destaque essa política de forma visível no site. Minimize o número de passos no processo de finalização da compra, para assim, reduzir o tempo necessário e as etapas do checkout. 
 

Foque nos pilares corretos

Muitas pessoas acreditam que o tráfego pago é a solução para todos os problemas. No entanto, o foco principal deve ser nos pilares apresentados acima, em melhorar a estrutura e a experiência do site, como a disposição de banners, menus e a promoção de produtos específicos. Essas estratégias podem ter um impacto muito mais significativo.

Identificar e resolver problemas em um e-commerce requer uma abordagem baseada em dados. Dividir o plano de ação por pilares, focar nos indicadores certos e implementar estratégias bem definidas são passos essenciais para melhorar o desempenho do negócio. 

Ao compreender e atender às reais necessidades do seu e-commerce, é possível alcançar resultados rápidos e sustentáveis.

Quer saber de forma detalhada como analisar essas e outras métricas e aplicar os planos de ação de forma efetiva? Clique no link a seguir e tenha uma jornada completa com especialistas em aceleração de e-commerce: Jornada Ecomm.