Logo E-Commerce Brasil

Semana do Consumidor: mulheres superam homens em compras por dispositivos móveis

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

As mulheres têm mais familiaridade em fazer compras por meio de dispositivos móveis. Ao menos foi assim na Semana do Consumidor, espécie de “segunda Black Friday”, que aconteceu entre 14 e 20 de março. Elas foram responsáveis por 77,4% das compras por meio de tablets e celulares no período, segundo apontado pelo eBit. No geral, as mulheres fizeram 59,3% das compras eletrônicas na segunda semana de março de 2016.

As vendas por dispositivos móveis renderam R$ 30 milhões nesta Semana do Consumidor, num total de 114,4 mil pedidos. O tíquete médio foi de R$ 266. No e-commerce, que também considera as vendas em computadores pessoais, além do mobile, foi registrado um total de 562 mil compras, com gasto médio de R$ 398 em cada transação.

Outro dado apontado foi a média de idade. O público do m-commerce é um pouco mais jovem, com compradores de 38 anos em média. Isto representa quatro a menos que os compradores do e-commerce em geral, que têm 42 anos.

A categoria de eletrodomésticos foi a mais popular entre os que optaram por comprar em celulares e tablets, com 15,6% dos pedidos. Livros e revistas (13%), cosméticos e perfumaria (12,6%), telefonia e celulares (11,8%) e casa & decoração (10,6%) completam o top 5. Já no geral, a categoria campeã de pedidos foi a de livros e revistas, que ficou com uma fatia de 13,8%, enquanto eletrodomésticos recebeu 12,1% e cosméticos, na terceira colocação, teve 10% das compras.

Fonte: NextCommerce