A fim de evitar mudanças no valor dos produtos, a Black Friday deste ano terá o preço das promoções monitorados de hora em hora. O trabalho será realizado pela Precifica, empresa especializada em precificação inteligente no comércio eletrônico. A ação é realizada em parceria com a BlackFriday.com.br, do Busca Descontos, pioneiro da data comemorativa no calendário nacional. O evento ocorre no próximo dia 27 de novembro.
Ainda dentro do site da Black Friday, a Precifica apresentará uma lista com o TOP 10 das melhores ofertas. Com atualização de hora em hora, a relação dos dez itens mais baratos também poderá ser visualizada por categorias, como celular, tablets, eletrodomésticos, computadores, entre outros. Além disso, conterá informações como valor da oferta, valor médio do mercado e percentual da variação.
O objetivo é evitar que haja alterações nos preços das promoções e retirar a pecha de “Black Fraude” dada ao evento nas edições anteriores. “O foco é deixar que as ofertas sejam transparentes para os consumidores, para que ninguém seja prejudicado por algum anúncio errado”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
Black Friday 2015
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o evento deve movimentar R$ 1,31 bilhão, alta de 18% em relação à mesma data de 2014. Além desse montante, cerca de 80% dos consumidores online pretendem aproveitar as promoções da última sexta-feira do mês, segundo uma pesquisa divulgada pelo E-bit/Buscapé.
Muitos internautas devem antecipar as compras de Natal em razão do evento, de acordo com Maurício Salvador, presidente da ABComm. “36% das vendas serão pessoas antecipando as compras de Natal”, afirma. A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o varejo. Porém os consumidores devem tomar alguns cuidados antes de efetuar a compra.