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Solução da Precifica gera índice de inflação da cesta básica no e-commerce com confiabilidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Líder em soluções de pricing desde 2013, a Precifica oferece as melhores soluções de precificação com uso de inteligência artificial e também por meio da precificação dinâmica e monitoramento do e-commerce, proporcionando aos gestores a obtenção dos resultados desejados,  agilidade e assertividade nas decisões. Uma dessas soluções é a plataforma Precifica | Índices, ferramenta que possibilita a criação de índices de preços por categoria, produto, ramo de atividade etc. O Índice de Inflação da Cesta Básica no E-commerce (ICB-COM) na Região Metropolitana de São Paulo, lançado em março, é um exemplo da alta capacidade da empresa para gerar e analisar dados estatísticos relevantes.

Fruto da experiência adquirida ao longo dos anos, o Índice da Inflação da Cesta Básica no E-commerce (ICB-COM) acompanha a variação dos valores de vendas de 13 itens essenciais para a alimentação das famílias. São os mesmos produtos acompanhados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A diferença é que a Precifica monitora o preço do sal refinado, mas não acompanha o do pãozinho francês, enquanto o Dieese acompanha o do pãozinho, mas não o do sal.

Em setembro, por exemplo, segundo levantamento feito pela empresa, o preço da cesta básica no e-commerce da região metropolitana de São Paulo recuou 4,64% na comparação com agosto, caindo de R$ 643,51 para R$ 613,65. Foi a quinta queda consecutiva registrada pela Precifica. Em maio, houve diminuição de 1,25%; em junho, de 0,88%; em julho, de 5,67%; e em agosto, de 1,54%. O estudo envolve o monitoramento de cinco grandes plataformas de e-commerce de empresas supermercadistas que atuam na região.

Em linha com demais dados oficiais

A confiabilidade dos dados que formam o Índice da Inflação da Cesta Básica do E-commerce (ICB-COM) da Precifica pode ser facilmente confirmada comparando o resultado com as informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa de setembro foi concluída logo após a divulgação do IPCA-15, prévia da inflação mensal, que no referido mês registrou deflação de 0,37%. 

A princípio, a diferença pode parecer alta, mas deve-se considerar que o IPCA é composto pela evolução dos preços de produtos e serviços de diversos setores da economia em todo o Brasil, enquanto o Índice da Precifica mede o comportamento apenas dos itens da cesta básica na Grande São Paulo. Mesmo assim, a tendência de queda foi captada por ambos os levantamentos.

Essa precisão é fruto da experiência adquirida ao prestar serviços de monitoramento e precificação dinâmica para algumas das maiores empresas do país nas áreas de varejo, indústria e serviços. A qualidade e a quantidade de informações captadas permitem prover soluções customizadas de acordo com a necessidade dos clientes. Os dados podem ser segmentados por site, região geográfica, venda 1P ou 3P, departamento e categoria. Dessa forma, a Precifica entrega informações históricas e robustas que permitem fundamentar decisões e previsões certeiras.

Embora o mercado em geral possa se basear no IPCA, INPC ou outro índice nacional, qualquer empresa que use a solução Precifica | Índices pode criar um indicador próprio para analisar especificamente os itens que interessam dentro do segmento de atuação. No caso da cesta básica no e-commerce, a Precifica possibilita a análise de dados do e-commerce da Grande São Paulo separadamente das lojas físicas e de outros canais de venda. A vantagem é a assertividade nas decisões focadas no segmento.