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PMEs precisam aprimorar jornada de compra no omnichannel

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher no telefone em sua loja
Imagem: reprodução

Apesar de os pequenos e médios negócios do Estado de São Paulo utilizarem bastante as redes sociais para a interação com clientes, a jornada de pagamentos ainda precisa ser aperfeiçoada. A pesquisa Fiserv Insights: Meios de Pagamento das PMEs, realizada com 1.308 empreendedores do Estado de São Paulo, pela Fiserv, líder global em pagamentos e tecnologia financeira, em parceria com o Sebrae-SP, aponta que o WhatsApp (73%) e as redes sociais (61%) são amplamente utilizados para a interação com o cliente, se comparado a lojas físicas (49%). No entanto, enquanto 63% usam o WhatsApp para vender, apenas 36% vendem pelas redes sociais. Sites próprios (31%) e marketplaces (10%) ainda são pouco explorados para vendas dos empreendedores, enquanto as lojas físicas respondem por 56% das vendas.

Segundo a Fiserv Insights, 34,6% dos empreendedores do Estado de São Paulo não conhecem o WhatsApp Pay, 25,5% conhecem, mas não utilizam e apenas 8,5% utilizam. Já 30,5% conhecem, mas não pretendem utilizar. E 0,9% já utilizaram, mas não usam mais.

Além disso, existe um grande potencial de crescimento dos pagamentos digitais nos pequenos e médios negócios, que são fundamentais para apoiá-los numa jornada de compras completa. No caso de QR Code para receber pagamentos, 23,9% conhecem, mas nunca utilizaram, 5,8% não conhecem e 29,4% conhecem, mas quase não utilizam. Apenas 24,7% utilizam sempre e 16,1%, de 1 a 4 vezes por semana.

As carteiras digitais também são pouco exploradas pelas PMEs, assim como o link de pagamento, ainda com pequena participação nas vendas por WhatsApp (7%) e redes sociais (5%).

Para Frederico Souza, vice-presidente de Precificação, Planejamento e Alianças do Brasil na Fiserv, entender as necessidades e os perfis dos empreendedores é essencial para apoiar a digitalização dos PMEs. “Ter opções de links de pagamento e pensar em soluções para o e-commerce são maneiras que a Fiserv tem para oferecer soluções em sintonia para as 9 milhões de micro e pequenas empresas no País que representam 27% do PIB”.

Frederico destaca que, diante de um consumidor mais digital, o empreendedor deve diversificar canais de vendas e meios de pagamento aperfeiçoando a jornada omnichannel. “A Fiserv, por exemplo, oferece plataforma com integração simples, multibandeira, com foco na conversão por meio de tokenização que, além de armazenar os dados do cartão do consumidor com segurança, ainda pode oferecer, compra com um clique, retentativa e recorrência, apoiando o empreendedor a incrementar vendas no e-commerce.”